A cidade de Cururupu recebe nesta semana a Carreta da Hanseníase que estará no bairro de Areia Branca nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023, ou seja segunda e terça-feira.
A equipe do estado foi recebida pela administração do prefeito Aldo Lopes (PSB) e do Secretário de Saúde, Gustavo Pestana.
A Careta da Hanseníase esta visitando as diversas cidades do estado e chega em Cururupu para a execução de trabalhos de diagnósticos e preventivos.
O Secretário Municipal de Saúde, Gustavo Pestana, afirma que a Carreta da Hanseníase está em frente a UBS do bairro se Areia Branca, e convidou a população a participar nesta segunda e na terça feira, da ação de promoção e orientação no combate a hanseníase. Os atendimentos serão nesta segunda feira (13), das 8 às 12 e das 13 às 16 horas. Já na terça feira dia 14 oq atendimentos serão das 8 às 12 horas.
Aline Sanches, coordenadora da pasta, confirma que na Carreta da Hanseníase está fazendo diversos atendimentos não só na área da Hanseníase e que o Brasil é o país que mais apresenta casos de Hanseníase no mundo e o Maranhão é o estado com maior números de caso na federação.
De acordo com o governo de Carlos Brandão, a Carreta da Hanseníase tem como missão percorrer 25 cidades maranhenses, situadas em 10 Unidades Regionais de Saúde (URS), que mais apresentaram quedas de notificação e detecção da hanseníase durante a pandemia de Covid-19.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase da SES, Raimunda Mendonça, a carreta alia promoção da saúde e informação. “Estamos há duas semanas marcando presença nos municípios no intuito de alcançar mais pessoas com serviços de diagnóstico da doença e treinamento dos profissionais locais”, disse.
Dando prosseguimento à política de combate à hanseníase no Maranhão, as ações da Carreta da Hanseníase fazem parte da programação da Campanha Janeiro Roxo, que neste ano se estenderá até o mês de abril. A ação da SES tem como tema “Não se esqueça da Hanseníase” e o subtema “Essa mancha pode ser Hanseníase”.
Hanseníase
A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A doença atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos (braços e pernas), com capacidade de ocasionar lesões neurais.
O atendimento ao paciente com hanseníase é feito, primeiramente, na Atenção Básica. Na Rede Estadual, as unidades de referência são o Ambulatório do Hospital Dr. Genésio Rêgo e o Hospital Aquiles Lisboa (HAL), ambos localizados em São Luís.