Com ‘bandeira vermelha’ conta de luz ficará mais cara em maio, afirma Aneel.

Em plena pandemia da covid-19, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na última sexta-feira (30/04/2021) que a conta de luz terá “bandeira vermelha” no mês de maio. Isso significa que será cobrada uma taxa adicional mais alta, de R$ 4,169 para cada 100 kWh.

Chegou mai um aumento na conta de energia em maio, pois em abril, as faturas de todo o país foram fechadas com bandeira amarela, que representa R$ 1,34 a mais a cada 100 kWh. Segundo a Aneel, o “agravamento” da bandeira tem relação com a época do ano, já que o mês de maio marca o início da estação seca em boa parte do país, por isso há um grande consumo de energia.

Com os reservatórios das principais usinas hidrelétricas do país baixos, mesmo em temporada de chuvosa. Segundoa a agência, sinaliza um “patamar desfavorável de produção” de eletricidade quanto menos água guardada, maior a necessidade de acionamento das termelétricas, que são mais caras.

“Essa conjuntura sinaliza patamar desfavorável de produção pelas hidrelétricas e elevada necessidade de acionamento do parque termelétrico, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD). A conciliação desses indicadores levou ao acionamento do patamar 1 da Bandeira Vermelha”, informou a Aneel.

ULTRAGAZ CURURUPU
ULTRAGAZ CURURUPU

A aplicação da bandeira vermelha nas contas de luz tem impacto sobre a inflação geral do país. Até março, o índice oficial acumulava alta de 6,10% em 12 meses – acima da meta de inflação para este ano, que é de 3,75%.

Sistema de bandeiras

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo de geração de energia. A bandeira fica na cor verde quando o nível dos reservatórios está alto e não há necessidade de acionamento extra de usinas térmicas, cuja produção de energia é mais cara.

Com os reservatórios baixos, a perspectiva é de alta no custo da energia já que exige o acionamento de mais térmicas. Assim, a bandeira pode passar para as cores amarela e vermelha (patamar 1 ou 2).

O objetivo do sistema de bandeiras é informar aos consumidores quando o custo aumenta e permitir que eles reduzam o uso para evitar pagar uma conta de luz mais cara.

Fonte: Ana Paula Castro

Estácio Pólo Cururupu
Estácio Pólo Cururupu

Deixe uma resposta