Com eleições antecipadas, Pinto troca de vice presidente e é reeleito por unanimidade presidente da Câmara de Cururupu.

Na manhã desta terça-feira, (09/11), o Vereador Pinto (PSB), foi reconduzido pelo Parlamento Cururupuense à Presidência do Legislativo Local para o biênio 2023/2024. O parlamentar alcançou 100% do total de votos dos vereadores, que no somatório, chega a 13 parlamentares, ou seja, oposição e situação votaram na recondução do Presidente da Câmara.

Para que a eleição fosse antecipada, foi necessário fazer alterações na Lei, pois, foi promulgada uma Emenda à Lei Orgânica Municipal, nº 001/2021, que trata sobre a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cururupu, no último dia 29 de outubro, após aprovação em dois turnos, por unanimidade.

ULTRAGAZ CURURUPU
ULTRAGAZ CURURUPU

A modificação foi aprovada através da Indicação 015/2021 a favor da proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 001/2011 que alterou o parágrafo 2º do artigo 23 da Lei Orgânica Municipal e dá outras providências.

A alteração tem como objetivo, ampliar e aperfeiçoar o processo eletivo do Legislativo Municipal nas tramitações que merecem maiores discussões, pois tudo que se esperava, era o Parecer da Comissão de Constituição, Justiça, Legislação, Assuntos Municipais da Administração e Redação Final, que foi favorável a alteração.

Em consequência, foi publicado o Edital de Convocação, nº 001/2021 para a Eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cururupu para o biênio 2023/2024.

A chapa conduzida pelo Vereador Pinto (PSB) teve algumas alterações comparada com a atual conjuntura. A primeira foi o Vereador Marcos como segundo Secretário da Câmara, depois o Dr. Chico como Vice Presidente e o Vereador Aldo Ferraz (PP) foi tirado da chapa após votações internas, mas nos bastidores da política, há comentários que o vereador, Aldo Ferraz, foi rifado da Vice – Presidência da Câmara de Vereadores por não comungar das ideias do governo local que têm sérias variações político-administrativa, conseguindo ser inconsistente até perante os aliados, e por ser um dos vereadores chamados de “Chatos por defender comunidades”, pois as solicitações de Aldo Ferraz, são pautadas nas necessidade da população.

Com a nova formatação, a Mesa Diretora fica 100% governista, com o PSB na Presidência e Vice Presidência, com os vereadores Pinto e Dr. Chico respectivamente, o PP de Bruno Sena que ficou na Mesa Diretora e comanda a primeira Secretaria e o PL de Josimar, Maravilha e Cláudio Cunha, na segunda secretaria da Câmara, representado pelo Vereador Marcos Soares que também é o líder do governo Aldo Lopes na Câmara.

São comentados nos corredores da Câmara e nos bastidores da política que, pelo menos, três vereadores pediram e fizeram campanha para tirar o vereador Aldo Ferraz da Vice Presidência do Legislativo. A campanha foi tão forte e acirrada, que segundo os interlocutores junto ao governo municipal, afirmam que os gestores ficaram impotentes com as imposições, pois o cenário político em Cururupu está muito complexo.

A consolidação das informações foi feita com as frases de agradecimento e pedidos de desculpas e perdão do presidente eleito ao vereador Aldo Ferraz.

Pois, o vereador presidente, Pinto, pediu desculpas a Aldo Ferraz. “Vereador Aldo Ferraz, eu quero que você me desculpe! Que você me perdoe! Mas foi uma iniciativa comum de todo mundo aqui, em querer colocar o Dr. Chico como Vice-Presidente, mas nada contra o senhor, se você quiser continuar ser meu amigo, eu continuarei sendo seu amigo”. Afirmou o vereador Pinto.

Pinto também deixou um recado às autoridades do executivo que tentaram barrar sua reeleição e mostrou mais uma vez organização, estratégias e equilíbrio suficiente para manter a Câmara no caminho certo e ser reconduzido por unanimidade. “Quem elege Presidente e a Mesa Diretora são os vereadores”. Afirmou Pinto, de forma direta e contundente.

Até o momento não sabemos qual foi o posicionamento do prefeito Aldo Lopes. Se houve ou não participação dele na escolha do vice-presidente. É importante também salientar, é que nunca se teve uma discussão com relação a vice-presidente e, sim, sobre a função de presidente. Será se Aldo Lopes, preferiu Dr. Chico, em vez de seu aliado e defensor Aldo Ferraz? Pergunta que não teremos resposta.

Aldo Ferraz, que foi um dos principais articuladores da campanha do Aldo Lopes e Gustavo Pestana, principalmente em respeito às comunidades, a exemplo da comunidade de Aquiles Lisboa, que houve uma grande virada nas eleições, após todo um trabalho desenvolvido com os moradores daquela própria comunidade.

O que chamou atenção foi o momento de votação do atual Vice-Presidente da Câmara, onde Ferraz fez um agradecimento sincero e bem acalorado. Aldo Ferraz disse: “Eu sou amante eterno da democracia e tenho um Deus que tenho FÉ, que está acima de tudo” e votou sim, na chapa encabeçada por Pinto. Durante os agradecimentos do vereador presidente, Pinto, onde o mesmo pediu perdão e desculpas, Aldo Ferraz só sinalizou com um sinal de ok.

Nos bastidores da política municipal, há uma grande divergência de informações, pois uma ala afirma que existe um rompimento entre os gestores do executivo e o presidente da Câmara; já outros afirmam que o rompimento não existe, mas sim, um mal entendido entre os líderes dos poderes, mas o grupo permanece unido e integrado.

Em comum acordo, os 13 vereadores votaram e reelegeram, por unanimidade, a chapa única encabeçada pelo vereador Presidente Pinto, que tem como nome “COMPANHEIROS DO PARLAMENTO”, composta por:

Antônio Carlos de Jesus Silva (Pinto) – Presidente

Francisco Sampaio Pessoa (DR. Chico Bioquímico) – Vice Presidente

Bruno César Neves Silva (Bruno Sena) – Primeiro Secretário

Marcos Souza Soares (Marcos Soares) – Segundo Secretário.

Na verdade, Pinto mostrou força, competência de articulação e liderança, como afirma a publicação no site da Câmara.

Estácio Pólo Cururupu
Estácio Pólo Cururupu

“Parabenizamos a todos, na pessoa do presidente, Antônio Carlos de Jesus Silva, que na sua simplicidade, humildade e competência, conquistou a confiança e o respeito dos demais vereadores desta casa. Prova disso, foi sua reeleição com totalidade dos votos favoráveis à sua candidatura”. Câmara de Cururupu.

Deixe uma resposta