Vários populares estão em alerta com os casos de covid-19 na região do litoral maranhense, isso por que, há pessoas que estão positivadas para covid-19, e estão nas ruas fazendo compras, cumprimentando os amigos e demonstram não terem responsabilidade.
Quem fica em pânico com a situação, são os agentes comunitários de saúde, que estão tendo trabalho redobrado neste momento de pandemia. As pessoas positivadas para a covid-19, que estiverem descumprindo o isolamento domiciliar e social, elas estão cometendo crime e poderão responder por seus atos diretamente, ou seja, por crime contra a saúde pública, após desrespeitar as regras de isolamento social, o que diz o Artigo 268 do Código Penal.
Em várias cidades do país pessoas diagnosticado com a Covid-19, e que estavam em estabelecimento comercial, sem máscara, interagindo com outras pessoas, populares já denunciaram e a Vigilância Sanitária tem acionado a Polícia Militar.
As pessoas positivadas para a covid-19, tem que obedecerem o período quarentena sem poderem quebrar a quarentena, estarem consumindo bebida alcoólica em estabelecimentos comerciais, conversando com outras pessoas e sem máscara de proteção.
Pela falta de comprometimento consigo mesmo e por cometerem crime, essas pessoas poderão a qualquer momento receberem voz de prisão e serem levadas até a delegacia. Dependendo das circunstâncias poderá assinar o boletim de ocorrência, e serem multadas e encaminhadas ao serviços de saúde especifico.
A fiscalização e conscientização não depende só do poder público, mas sim de toda a sociedade que cobra os seus direitos e muitas vezes não cumpre com seus deveres.