Pais, estudantes e funcionários do Centro de Ensino Professora Joana Batista Dias, que fica no município de Cururupu, denunciam mais uma vez o descaso e a demora de mais de dois anos de reforma e ampliação da referida escola. Os estudantes estão sendo prejudicados significativamente e o ano letivo pode ser comprometido mais uma vez, já que os estudantes não estão tendo aulas todos os dias.
Conforme os pais dos estudantes, os prejuízos são irreparáveis, um total desrespeito com seus filhos, um péssimo legado deixado pela Secretaria de Estado da Educação, que é gestada pelo Vice-governador e Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, na vida acadêmica de centenas de estudantes.
A escola está em reforma há mais de dois anos, e as obras não estão avançando a contento, e isso tem afetado diretamente a educação dos estudantes e toda a comunidade escolar, uma vez que a escola está usando vários espaços improvisados.
Os estudantes são obrigados a ter aulas em locais improvisados, como salas de aulas com pouco espaço e até mesmo sem nenhuma estrutura. Essa situação tem gerado desconforto e preocupação entre pais, professores e alunos, que estão privados de uma aprendizagem adequada e de um ambiente escolar seguro.
No dia 4 de agosto de 2023, o site Difusora ON, apresentou as denúncias dos pais e estudantes dos e o governo do estado mais uma vez prometeu dizendo que: “Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que enviará uma equipe técnica para avaliar a estrutura do Centro de Ensino Professora Joana Batista Dias, localizado no município de Cururupu, a fim de resolver este problema o quanto antes”.
Com a situação crítica, os moradores e a comunidade educacional de Cururupu participaram do quadro “Chame o Douglas” da TV Mirante, para acompanhar problemas em infraestrutura de escola na cidade de Cururupu que é alvo de reclamações de pais e estudantes por infraestrutura precária, no dia 24 de outubro de 2023, no JMTV-1ª edição. As promessas foram feitas, mas não foram cumpridas até o momento.
Fabiano Junqueira, secretário adjunto de obras civis da Sinfra, garantiu no mês de outubro de 2023, em entrevista que na segunda quinzena de novembro seria reiniciada as obras da escola Professora Joana Batista Dias, que está dentro do planejamento de obras e que em 120 dias seria concluída, ou seja, agora no fim do mês de março de 2024, e nada aconteceu mais uma vez. Junqueira grarantiu ainda que o ano letivo de 2024 não seria comprometido devido à entrega da escola ser uma prioridade do governador Carlos Brandão.
O deputado estadual, Dr. Yglésio destinou uma emenda de um milhão de reais para ser investidos na obra, conforme pode ser comprovado através do Ofício nº 1.167/2023 – GAB/SECAP de 24 de novembro de 2023, onde o Secretário de Estado de Articulação Política, Rubens Pereira e Silva, enviou ao Secretário Felipe Camarão, recebido em 27 de novembro de 2023, confirmando o envio da emenda de um milhão de reais pelo deputado estadual, Dr. Yglésio para reforma e modernização da escola estadual Centro de Ensino Professor Joana Batista Dias na cidade de Cururupu. Ofíco nº 1167.2023-SEDUC Dep. Dr. Yglésio
Com o recurso destinado, não tem porque o governo do estado ter dificuldades de concluir a reforma e ampliação, cabe as autoridades se posicionarem.
Em Nota divulgada na manhã desta segunda-feira, dia 26 de março, a Secretaria de Estado de Governo (SEGOV) não respondeu as perguntas feitas por nossa produção e se limitou a falar de forma generalizada sem apresentar nada de forma concreta.
NOTA SEGOV
A Secretaria de Estado de Governo (SEGOV) informa que as obras do CE Joana Batista prosseguem e estão em fase avançada. É importante destacar que a SEGOV assumiu a reforma em questão em janeiro de 2024, conforme o Decreto 38.590/23, que designou obras de reforma e construção na rede estadual de ensino à Segov e à Secretaria de Estado da Infraestrutura.
Desde então, a Secretaria está realizando as adequações necessárias ao projeto inicial, incluindo: ampliação do refeitório e da cozinha; ampliação dos banheiros; construção de banheiros para docentes; implantação de laboratórios de disciplinas, construção de um novo reservatório de água, construção da passarela coberta para acesso à escola, entre outras.
Diante das demandas, foi necessário readequar o cronograma das obras junto à empresa responsável e tão logo o calendário seja definido, será divulgado. Por fim, a SEGOV ressalta o compromisso em entregar a obra o mais brevemente possível.
Fonte: SEGOV