Levantamento realizado pelo blog constatou que o ensino municipal de Bacuri recebeu as melhores médias somadas nos anos iniciais e anos finais no IDEB 2021 na região enquanto os municípios vizinhos, Apicum-Açu e Serrano amargam as piores médias.
CURURUPU: ANOS INICIAIS – 4.3 + ANOS FINAIS-4.2 TOTAL = 8,5
APICUM AÇU: ANOS INICIAIS – 4.1 + ANOS FINAIS – 4.3 TOTAL = 8,4
SERRANO DO MARANHÃO: ANOS INICIAIS – 4.0 + ANOS FINAIS- 3.8 TOTAL = 7,8
BACURI: ANOS INICIAIS – 5.3 + ANOS FINAIS – 4.2 TOTAL = 9,5
MIRINZAL: ANOS INICIAIS – 4.3 + ANOS FINAIS – 4.2 TOTAL = 8,5.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10.
A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.
Apicum-Açu sendo o único município do litoral ocidental que não repassou o reajuste legal aos professores, não pagou abono aos professores em 2022 e também mantém professores contratados de forma irregular em detrimento aos concursados de 2019, enfrenta essa dificuldades com esses péssimos índices, de forma que tais índices, é reflexo do descaso que o município trata os professores e a má gestão com grande reprovação popular.
Nota:
Inicialmente tivemos um equívoco no título e na soma dos resultados das notas, após fazermos as análises reconhecemos os erros e os corrigimos. Pedimos Desculpas e Secretaria de Educação e a Prefeitura de Apicum-Açu, assim como aos nossos leitores. Reafirmamos que a nossa equipe está dedicada em divulgar informações com imparcialidade, primando sempre pela verdade.