Logo
  • Instituto Oton Pires e Evolucional aplicam simulado do Enem, entenda como os simulados podem ajudar no processo de aprendizagem dos alunos.

    Victor Farma - Conheça nossa história em nosso Instagram

    Instituto Oton Pires - Gabrielle e Carlielma

    Instituto Oton Pires – Gabrielle e Carlielma

    Chamado de “o Enem antes do Enem” o Simulado do Enem realizado pelo Instituto Oton Pires nos dias 08 e 15 de outubro de 2023, das 13 às 18:30, seguindo os mesmo processos do Enem, uma forma de preparar as pessoas para o Enem 2023 que será realizado nos dia 05 e 12 de novembro de 2023.

    Todo o sucesso da aplicação do simulado é resultado da parceria do Instituto Oton Pires com o Evolucional de Campinas, que trabalha na realização de simulados do Enem em todo o Brasil.

    Testar os conhecimentos por meio de um grande simulado aplicado aos estudantes que vão fazer o Enem 2023.
    O projeto foi dividido em duas etapas iguais a do Enem, sendo a primeira no dia 8 de outubro e a segunda dia 15 de outubro, afirma o professor Oton Pires, “Os simulados são instrumentos muito valiosos no processo de aprendizagem dos alunos. Além de os ajudar a fixar os conteúdos aprendidos, são um caminho para que eles entendam como se portar diante de exames que encontrarão não só na escola, mas pelo resto da vida, como o Enem e os concursos públicos”. Enfatiza o professor.

    ULTRAGAZ CURURUPU

    ULTRAGAZ CURURUPU

    Esse é o objetivo da jovem, Carlielma Silva Rosa, de 19 anos, que fará o Enem e busca alcançar vagas na área da saúde e cursar a faculdade de sonho. E para reforçar os conhecimentos adquiridos, participou ativamente dos dois dias de simulado e está preparada para as provas do Enem dias 05 e 12 de novembro.

    “O meu desempenho vai refletir muito na nota que eu possa tirar no Enem, eu almejo entrar numa faculdade e o Instituto Oton Pires tá me ajudando muito, pois aqui adquiri muitos conhecimentos, pessoas muito inteligente e eles conseguem repassar os conteúdos necessários para a gente. Eu me sinto muito feliz por estar participando desse projeto, eu consegui com eles reviver aquilo que eu já tinha aprendido, foi ótimo, uma experiência ótima, eu pretendo ter uma boa nota e fazer a faculdade do meu sonho na área da saúde”. Afirmou a jovem, Carlielma Rosa.

    Segundo especialistas, a preparação psíquica e física para as provas é um dos principais benefícios desse tipo de exame, é o fato de os simulados serem excelentes oportunidades para que os alunos se preparem física e psicologicamente para o “ritual” da realização de uma grande prova como o Enem.

    É o momento de testar o corpo e a mente para ficar um longo período dedicado a uma atividade, o que exige muito do emocional e da capacidade de concentração.

    Até mesmo saber lidar com a necessidade de manter os membros do corpo por várias horas sentados numa carteira, o que traz um enorme desgaste físico para a pessoa, é um aprendizado a ser considerado. Por isso é importante que a escola simule, de fato, as regras e condições em que o exame oficial será feito: número de horas, número de questões envolvidas e ambiente de resolução da prova.

    Gabrielle, também de 19 anos, com os simulados, ele pode desenvolver estratégias mentais e físicas sobre como resolver qualquer desconforto. Pois ela está focada em obter boa nota e cursar engenharia civil.

    “O simulado é um grande aprendizado, porque eu estou relembrando os assuntos que eu já estudei e me sinto preparada para a prova do Enem, com isso eu espero tirar uma nota boa para eu conseguir o que eu almejo para o meu futuro, que é estuar engenharia civil. E o simulado me ajuda bastante e eu sentir bastante o impacto de obedecer às regras do Enem no simulado”. Confirma Gabrielle.

    Os simulados vão preparar os alunos para lidarem com diversas situações, como se é mais interessante gastar a energia inicial resolvendo as questões e das áreas do conhecimento que ele tem mais afinidade e considera mais fáceis ou se é melhor usar o início da prova para trabalhar com os temas com os quais ele tem mais dificuldade e o tempo final para resolver aquilo que ele gosta mais.

    Dessa maneira, os simulados são ótimas oportunidades para o estudante entender quais são os seus pontos fracos e quais são os seus pontos fortes.

    Especialistas em educação apontam que o ideal é que não se deixe passar muito tempo entre os testes, com os estudantes estabelecendo periodicidade na realização dos simulados.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!