• Projeto “Justiça Itinerante” retoma atividades em 30 de abril na Ilha de São Lucas, em Cururupu.

    Na primeira edição, realizada em 2018, o projeto alcançou grande repercussão e foi pré-selecionado para o Prêmio Innovare, além de receber o Prêmio Madalena Serejo, concedido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão.

    Douglas Lima "segunda etapa o Projeto "Justiça Itinerante" que começará dia 30 de abril de 2019"

    Douglas Lima “segunda etapa o Projeto “Justiça Itinerante” que começará dia 30 de abril de 2019″

    CURURUPU – O juiz Douglas Lima, titular da Comarca de Cururupu, anunciou que a segunda edição do Projeto “Justiça Itinerante” será retomada no próximo dia 30 de abril, com atendimento inicial na Ilha de São Lucas, estendendo-se também à Ilha Vizinha de Peru.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    Em entrevista ao repórter Jota Diniz, da Rádio Alvorada FM e correspondente do Blog do Cláudio Mendes, o magistrado destacou que o projeto tem como principal objetivo aproximar a Justiça e a cidadania da população, especialmente moradores de comunidades rurais e praianas.

    Segundo Douglas Lima, a iniciativa oferece atendimentos gratuitos e de qualidade diretamente nas localidades.

    “Garantimos que o cidadão possa resolver seus problemas na própria comunidade, sem precisar se deslocar até a sede. O beneficiário é sempre o morador da zona rural e praiana, aquele que mais precisa da atenção do Judiciário”, destacou.

    Serviços oferecidos

    Durante o evento, que será realizado a partir das 9h da manhã, na Escola Municipal de São Lucas, serão ofertados diversos serviços, como:

    • Emissão de documentos;

    • Divórcios e casamentos;

    • Ações de guarda e pensão alimentícia;

    • Registro de ocorrências;

    • Atendimentos médicos e vacinação;

    • Palestras educativas;

    • Apoio do Ministério Público, Conselho Tutelar, PROCON, Cartórios, Polícia Militar e advogados voluntários.

    Reconhecimento e premiações

    Na primeira edição, realizada em 2018, o projeto alcançou grande repercussão e foi pré-selecionado para o Prêmio Innovare, além de receber o Prêmio Madalena Serejo, concedido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão.

    Douglas destacou o esforço das equipes envolvidas:

    “Muitas vezes saímos de madrugada, enfrentamos estradas ruins e travessias de barco, mas sempre com disposição para atender a população. Esse é o verdadeiro objetivo: levar Justiça e cidadania para todos”.

    Sinspumuc
    Sinspumuc

    Convite à população

    O juiz reforçou o convite para que moradores da Ilha de São Lucas, da Ilha de Peru e de comunidades vizinhas participem da ação.

    “Será uma grande festa da cidadania, onde somaremos esforços para garantir direitos fundamentais e melhorar a vida das pessoas”, concluiu.

     

    Confira na Íntegra.

    Entrevista com o Juiz Douglas sobre o projeto ‘Justiça Itinerante’

    Jota Diniz: Dr. Douglas, no dia 30 de abril, tem início a segunda edição do projeto ‘Justiça Itinerante’, encabeçado pelo Poder Judiciário da Comarca de Cururupu. Qual a sua expectativa para esta edição?

    Juiz Douglas: A expectativa é a melhor possível. A expectativa de recomeçar um trabalho que teve muito êxito no ano passado, e não somente em relação à quantidade de atendimentos, mas também em relação às premiações que o projeto recebeu. Queremos ampliar ainda mais esse leque de atividades e firmar, consolidar essas parcerias que nós temos, não somente do Judiciário, mas também com as prefeituras municipais de Serrano, Cururupu, Procon, com os cartórios, Conselho Tutelar, Ministério Público, os advogados, e fazer dar concretude à garantia dos direitos fundamentais de todo cidadão, seja ele aqui da sede, seja ele das localidades das zonas rural ou praiana.

    Jota Diniz: Qual a importância desse projeto para a comunidade?

    Juiz Douglas: O projeto “Justiça Itinerante” é um projeto que visa aproximar o cidadão da Justiça, mas não só da Justiça, [aqui] do juiz, mas da justiça e da cidadania. Ou seja, nós garantimos à pessoa, ao cidadão, ao morador, que ele possa resolver seus problemas na localidade, de maneira gratuita e com qualidade. É um trabalho que é feito por todos, mas que tem somente um beneficiário: o cidadão morador da zona rural e praiano, aquele que precisa da nossa atenção e da nossa ajuda.

    Juiz Douglas: A primeira etapa do projeto, neste segundo ano, em 2019, terá início na ilha de São Lucas. Será no dia 30 de abril de 2019. Então, aproveito para convidar os munícipes da Ilha São Lucas e da Ilha de Peru, que fica ao lado, para estarem conosco na Escola Municipal de São Lucas a partir das 9 horas da manhã, onde vão ser realizados todos os atendimentos de justiça e de cidadania: emissão de documentos, divórcios, casamentos, ações de guarda, pensão alimentícia, registro de ocorrência. A Polícia Militar vai estar conosco, vamos ter várias palestras, vamos ter serviços médicos de saúde, vacinação. Vai ser muito bom o projeto na Ilha de São Lucas. Então, convido vocês de São Lucas, Peru e toda a população para estarem conosco, somando esforços e fazendo essa grande festa da Cidadania.

    Jota Diniz: O senhor falou que em 2018 o projeto foi vencedor de alguns prêmios. Qual a variação que se faz da primeira edição?

    Juiz Douglas: O nosso projeto foi pré-selecionado no Prêmio Innovare. Tivemos um excelente resultado de divulgação, e também na prática do crime Madalena Serejo, que é um prêmio concedido pelo Tribunal de Justiça. Com isso, é uma prática na avaliação de sucesso, uma avaliação de um projeto qualificado que de fato tem resultados. É um projeto feito com muito esforço humano, com muito esforço até sobrenatural das pessoas, porque muitas vezes a gente sai daqui às vezes 4 horas da manhã para pegar uma hora de estrada ruim, para pegar barco, para estar lá e com sorriso no rosto, para atender todo mundo, porque esse é o nosso objetivo.

    Jota Diniz: Dr. Douglas, gostou das ilhas de Cururupu?

    Juiz Douglas: Gostei muito e já lanço aqui: eu quero uma choupanazinha numa ilha dessas, viu? A gente agradece, conversamos com o Douglas que novamente traz o projeto Justiça Itinerante para nossa comarca. Um grande abraço, um grande abraço a todos os ouvintes da Rádio Alvorada FM.

    Deixe uma resposta