Prefeita Val Cunha participa da formatura de aquaviários no Quilombo Portinho.

Em parceria com a Marinha do Brasil, a Prefeitura de Serrano do Maranhão, realizou na última quinta-feira, 11, a cerimônia de encerramento do Curso de Formação de Aquiaviários (Pescador Profissional – Nível 1) com a entrega da Carteira de Inscrição e Registro (CIR) aos 23 participantes da formação. Contribuindo desta forma, na segurança da navegação, profissionalizando e regulamentando vinte e três entre pescadores e marisqueiras moradores dos Quilombos Portinho e Cabanil, contribuindo para o desenvolvimento do município.

A solenidade aconteceu no Quilombo de Portinho, zona rural do município e contou com a presença da Prefeita Val Cunha, que em seu discurso, garantiu o compromisso da administração com os profissionais. “É um compromisso da nossa gestão, ter esse olhar com os nossos pescadores e marisqueiras. Fazendo com que, cada vez mais, possam ter um acolhimento diferenciado e reconhecido em seus direitos”, enfatizou.

ULTRAGAZ CURURUPU
ULTRAGAZ CURURUPU

O líder comunitário e professor Henrique destacou as parcerias, fundamentais para o desenvolvimento das ações de uma administração. Participaram do evento a Secretária Municipal de Turismo; Tamires Castro, o Presidente da Colônia de Pescadores de Serrano; Walter Lima, secretários municipais e equipe da Capitania dos Portos do Maranhão.

O curso de Formação de Aquaviários-Pescador Profissional foi realizado no período de 01 a 11 de agosto. Os candidatos passaram por teste de aptidão física, aulas teóricas e práticas. A primeira turma de Aquaviários formados em Serrano agora poderão trabalhar contratados pela Marinha, prestar serviços para a prefeitura além de outras instituições e empresas.

A prefeita Val Cunha destacou: “O município é muito grato por mais esta parceria com a Capitania dos Portos do Maranhão, que qualificou os nossos pescadores e marisqueiras.

Dessa forma, estamos firmes, na melhoria profissional daqueles que necessitam de aprendizado e reconhecimento, através de programas específicos, pelos órgãos competentes, promovendo também a inclusão social”, concluiu.

Estácio Pólo Cururupu
Estácio Pólo Cururupu

Deixe uma resposta