Prefeitura inicia cobrança do IPTU 2023, mas concede desconto de 20% até 10 de agosto.

IPTU 2023 de Cururupu
IPTU 2023 de Cururupu

Com uma meta interna de arrecadar carca mais de 4 milhões de reais em 2023, a Prefeitura de Cururupu, através da Secretaria Municipal de Fazenda, Planejamento e Administração, passa a cobrar todos os contribuintes cadastrados no Sistema Tributário Municipal (STM), o IPTU 2023.

De acordo com as informações, o boleto para pagamento antecipado da primeira parcela ou da cota única, esta última está atrelado a um desconto de 20% no Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU 2023, que vence no dia 10 de agosto.

Quem optar pelo parcelamento do imposto, poderá dividir em até 05 (cinco parcelas) que também poderá ser feito diretamente pelo site oficial da Prefeitura de Cururupu, por meio do site oficial da prefeitura de Cururupu.

ULTRAGAZ CURURUPU
ULTRAGAZ CURURUPU

Para arrecadar os impostor a prefeitura tem várias forma de pagamento, os contribuintes poderão pagar seu imposto por meio do Pix, cartão de débito e crédito, no caso dos contribuintes que optarem pelo cartão de crédito, poderão parcelar em até 12 vezes o imposto.

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO IPTU 2023.

Primeira Parcela 10/08

Segunda Parcela 10/09

Terceira Parcela 10/10

Quarta Parcela 10/11

Quinta Parcela 10/12

Segundo a prefeitura, os valores arrecadados com o pagamento do IPTU serão investidos em serviços para a população por todo município, promovendo melhoria na infraestrutura, como asfaltamento das ruas, limpeza pública, além de muitos outros serviços que beneficiam toda população cururupuense.

Como fazer para pagar o IPTU

O carnê do IPTU impresso na forma tradicional, chegará nas residências dos contribuintes com o código de barras para pagamento na rede bancária até o vencimento.

Outra facilidade, é acessar o portal oficial da Prefeitura de Cururupu na internet (www.cururupu.ma.gov.br), onde você poderá fazer seu recadastramento e retirar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) com o código de barras para pagamento, o que é uma inovação implementada pelo Departamento de Tributos Municipal, pois o contribuinte não precisará se deslocar até o prédio da Prefeitura para retirar seu boleto.

A prefeitura de Cururupu, na gestão do prefeito Aldo Lopes e do vice Gustavo Pestana, já arrecadou vários milhões de reais oriundos da produção interna. Pois em 2021, a arrecadação foi mais de 1,3 milhões de reais e esses números tem sido elevados ao longo dos anos.

Com uma meta ambiciosa de recolher mais de 4 milhões de reais em impostos e tributos municipais somente em 2023, a administração começa a explorar todas suas fontes.

Neste sentido, a administração tem impulsionado o cerco, e o setor tributário tem atuado firmemente para realinhar os cadastramentos dos imóveis particulares, assim como os estabelecimentos comerciais etc, todos estão no radar para pagarem os impostos e tributos para se alcançar as metas.

A arrecadação de 2021, foi considerada voluntária e contou com total eficiência e transparência da recepção à aplicação. Segundo os assessores e fontes ligadas diretamente a administração e a controladoria do município, afirmam que a gestão municipal usou os recursos para realinhar as suas ações após o município ter perdido via bloqueios quase 4 milhões de reais em 2021.

Para alguns aliados de Aldo Lopes e Gustavo Pestana, a cobrança de IPTU e outros tributos além de se cumprir com as metas do governo e melhorar a arrecadação, tem uma questão de imposição pessoal da Secretaria de Administração, pois na visão da Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças, o IPTU, Alvará, entre outros tributos e impostos tem que serem cobrados e elevar a arrecadação. Já no contra ponto, os aliados vêem as cobranças como uma mão de ferro e que pode impactar em 2024, pois as ações de agora refletirão no cenário político também e 2024 tá muito próximo.

Estácio Pólo Cururupu
Estácio Pólo Cururupu

Com a popularidade em alta, o prefeito Aldo Lopes vem consolidando seus feitos históricos, e os aliados de Aldo Lopes e Gustavo Pestana vêem com preocupação as cobranças neste momento, mas acreditam que as cobranças não abalarão á popularidade do prefeito, pois a população reconhece os avanços em sua administração que tem colocado o município em outros patamares bem evolutivos nestes quase dois anos e meio.

Deixe uma resposta