O Partido dos Trabalhadores (PT) reunirá todos os seus filiados no mês de maio, para definir, entre as várias opções, o nome que irá compor chapa com Katma Belém (União Brasil) nas eleições de 2024.
No acordo político, como todos já sabem, é o PT que irá indicar o nome do vice para a chapa com Karma Belém, e entre as várias opções a sigla tem os nomes de Batista Carvalhal, Daniel Louseiro e Henrique Chaves, além, de Egnaldo Fonseca e Zito do Rumo, há também um nome surpresa que chegou recentemente ao partido que deve entrar nas especulações.
Além dos nomes mais cotados oriundos do PT, pela federação, com PV e PCdoB, aparece muito bem posicionado o nome do Dr. Paulo Almeida, este já deixou claro que não quer concorrer a cargos eletivos neste momento.
A cúpula municipal do PT tenta unificar forças e apoios em prol do nome do vereador Dr. Henrique Chaves. O parlamentar está concluindo seu mandato como vereador. Henrique já tinha declarado que não iria mais concorrer a cargo eletivo, mas ultimamente voltou ao cenário e é o principal nome do PT.
O PT não admite, mas, nos bastidores, a sigla já pensa no plano B, ou seja, apresentar outro nome na famosa reunião de maio, e Henrique desistir. A esperança do PT chegar à prefeitura está em Dr. Henrique Chaves, que poderá ser confirmado na tradicional reunião de cúpula do partido dos trabalhadores no mês de maio como o nome a vice na chapa com Karma Belém.
Decisões importantes serão tomadas nesta semana, e que podem afetar diretamente o PT municipal, uma vez que os alinhamentos seguem, o partido pode ficar fragilizado, em todos os seus contextos. Além da tão esperada decisão, o partido têm que mediar e muitas vezes acabar com conflitos internos e de opinião dentro no contextos geral que teimam em persistir.
PT e União Brasil o casamento deu certo, mas hora e outro, são levantadas questões que afetam e dividem os dois grupos políticos. A chegada de vereadores de mandato nas duas siglas é fator de discussões nos dois grupos, sendo mais forte no PT.
O PT por sua vez espera entendimento e compreensão dos militantes e dos pré-candidatos a vereadores pela opinião dos militantes dos outros grupos, e especificamente para que aja harmonia entre as alas. Fato que até agora a situação de discordância tem estressado vários membros do PT.