Queda de Energia atinge milhões de brasileiros e empreendedores reclamam de prejuízos.

Linhas de transmissão de energia, energia elétrica

A cidade de Cururupu e o Brasil reagiram rapidamente pela internet ao apagão nacional que deixou várias cidades do país sem energia, desde as 8h20 da manhã desta terça-feira (15).

O Maranhão e os municípios de Cururupu, Central, Cedral, Guimarães, Porto Rico, Mirinzal, Serrano, Bacuri e Apicum-Açu no litoral maranhense permaneceram sem luz, após o apagão que atingiu todo o Brasil por quase 5 horas.

A falta de energia causou sérios prejuízos à população. O apagão que atingiu Cururupu e o restante do Brasil, na manhã desta terça-feira, 15, afetou o funcionamento dos supermercados nas grandes e pequenas cidades do país, pois quem estava nos estabelecimentos nesta manhã, durante o apagão, precisou de bastante paciência com os transtornos pela falta de energia, pois lanternas, velas, celulares tudo foi usado para diminuir o desconforto aos clientes.

ULTRAGAZ CURURUPU
ULTRAGAZ CURURUPU

Vários serviços essenciais e ou considerados essenciais foram interrompidos e ou remarcados como: atendimentos nas agencias do INSS, hospitais várias cirurgias remarcadas e ou adiadas, escolas aulas forma suspensas e os alunos liberados mais cedo, e assim os transtornos, semáforos e postos de combustíveis parados, entre outros serviços.

Em Cururupu a Santa Casa de Misericórdia só não foi mais afetada, devido o seu gerador que foi colocado para oberar no momento do apagão.

Na prefeitura os serviços ao cidadão foram parados, e retomarão somente nesta quarta-feira, 16. Na Câmara a sessão foi interrompida e retomará também nesta quarta-feira.

É preciso investigar a causa desse apagão e punir os responsáveis, pois os prejuízos forma relevantes. E vários deputados se manifestaram nas redes sociais e protocolaram requerimento cobrando informação ao Ministério de Minas e Energia sobre o blecaute e o motivo da energia ainda não ter sido religada no Norte do Brasil.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o apagão foi uma ocorrência na rede de operação interrompeu 16MW de carga em estados do Norte e Nordeste e o Sudeste também foi afetado. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que 6 horas depois do início da interrupção de energia em grande parte do país, a maior parte dos 16 mil megawatts (MW) que haviam sido interrompidos por volta das 8h30 da manhã desta terça-feira (15) já foi restabelecida. De acordo com a ONS, ao todo foram recompostos 13,5 MW, até as 12h25.

As regiões Norte e Nordeste são as que ainda não estão com toda a carga recomposta, com 55% e 81% respectivamente. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a carga foi recomposta integralmente, assim como em todas as capitais.

Segundo o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, a resposta do Ministério de Minas e Energia foi rápida e efetiva. “Eu fiquei sabendo logo em seguida, às 8h30 da manhã, e as providências foram tomadas rapidamente”, disse.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que estava no Paraguai em agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está retornando ao Brasil para acompanhar de perto, na sala de situação, a recomposição da carga de energia do país.

Estácio Pólo Cururupu
Estácio Pólo Cururupu

Alexandre Silveira vai detalhar o andamento da apuração sobre o problema e o trabalho de restabelecimento dos serviços, em entrevista marcada para a tarde desta terça-feira, no Ministério de Minas e Energia.

Deixe uma resposta