Logo
  • STTR de Cururupu desenvolve ação estratégica e fortalecimento da entidade.

    Nos dias 19 e 20 de maio o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultaras Familiares de Cururupu, realizou duas grandes reuniões para o fortalecimento da categoria e cumprimento de seu calendário estratégico.
    A primeira foi para a organização e reorganização de documentações, ou seja, para todos os agricultores sócios e não sócios que vão requerer aposentadoria nos próximos anos. A segunda reunião, já no dia 20 de maio, foi com o conselho deliberativo da instituição, onde foram tiradas as dúvidas pela assessora jurídica da entidade, a advogada Ana Maria Menezes.

    ULTRAGAZ CURURUPU

    ULTRAGAZ CURURUPU

    Mariano Rodrigues, presidente da entidade afirma que o momento é de diálogo e concretizar os planos de forma garantir os direitos dos sócios e cada sócio têm que entender seu papel dentro da entidade.

    “Esses dois momentos foram importantes para nossa categoria, a nossa assessora jurídica, Ana Maria Menezes, fez a preparação dos documentos das pessoas que estão bem próximas de dá entrada no seu benefício, atendendo os nossos trabalhadores rurais sócios e não são sócios do sindicato, pois essa responsabilidade é nossa também, para quando chegar o dia todos os documentos estarem prontinhos. Já na reunião com o conselho deliberativo todos os diretores titular e suplente, delegado sindical e o conselho fiscal puderam tirar suas dúvidas, esclarecer e questionar, tendo essa conversa com a orientação da nossa advogada, onde foi reforçada cada função dos diretores e a importância que tem cada um dos diretores, delegados e o conselho fiscal para o sindicato”. Afirma Mariano Rodrigues.


    Para a advogada Ana Maria Menezes, o sindicato está a cada dia fortalecendo as politicas de desenvolvimento social do campo e buscando as garantias de direitos dos sócios e trabalhadores.

    O Sindicato de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Cururupu faz um trabalho de planejamento Previdenciário, esse trabalho foi iniciado em 2018, teve em uma fase suspensa por conta da pandemia, mas está sendo retomado nesse processo de planejamento Previdenciário com orientação aos Agricultores e suas famílias para estruturação do que a gente chama de dossiê, que é um conjunto de documentos que o agricultor precisa para comprovar que ele exerce Atividade Rural e que ele é um Segurado Especial e na medida em que ele precisar de algum Benefício Previdenciário, ele tem como comprovar.

    Na segunda reunião, Ana Maria, confirma que haverá mudanças em 2023 e que o STTR de Cururupu, já esta preparado devido à organização antecipada.

    “Falamos também da reforma da Previdência, o que vai mudar na vida do Agricultor, do Segurado Especial a partir de 2023 com a reforma e orientando no sentido de se antecipar aos problemas que podem existir na comprovação da qualidade de segurado, e o Conselho Deliberativo do sindicato capacitando os diretores e os delegados sindicais para que eles possam desenvolver suas ações em cada espaço do município”. Garante Ana Maria.


    Para o Secretário Agrário do Sindicato, Gregório Ramos, é um privilégio para ter uma reunião com tamanha grandeza na organização de todas as documentações, na formação dos dossiês, pois quanto mais organizado estiver o trabalhador menos dificuldades terão. A capacitação chegou num excelente momento, pois o país está passando por momentos difíceis e as orientações vêm nos orientar para lidarmos com cada momento, e o trabalhador pode comprovar que o nosso trabalho na defesa do trabalhador é sério e comprometido. Enfatiza Gregório Ramos.


    Para Cândido Domingos, a forma que o sindicato esta trabalhando vem favorecer o trabalhador, mostrar para os sócios e não sócios que a entidade está preocupada na garantia dos direitos dos trabalhadores, e a elaboração dos dossiês favorece o trabalhador além de minimizar todas possíveis dificuldades, e não deixar as coisas para a última hora. E a capacitação mostra como devemos lidar e unir forças para a proteção e defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de nosso município. Finalizou Cândido.


    Para a suplente de secretária, Vânia Maria, o encontro foi nota dez, isso porque todas as dúvidas foram tiradas e é um momento que o conselho deliberativo senta com a assessoria jurídica e se capacita de verdade, pois têm diálogo aberto para perguntar até todas as duvidadas serem sanadas.

    E que cada trabalhador possa atender os chamados do sindicato, pois o trabalho de agora, de formação dos dossiês refletirá na concessão do beneficio previdenciário do trabalhador, por isso o sindicato se antecipa para proteger seus sócios e os trabalhadores rurais. Concluiu Vânia Maria

     

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!