Na noite do último domingo, dia 15 de novembro, Cururupu decidiu seu futuro político, e escolheu Aldo Lopes e Gustavo Pestana para prefeito e vice-prefeito de Cururupu. A festa começou sedo, pois, após a coleta de dados por sessão pela coligação de Aldo Lopes e Gustavo, foi possível conhecer os resultado com antecedência e superando o próprio site do TSE, que passou mais de hora no Maranhão com o site travado.
Após a contabilização dos números, a festa foi crescendo, mas se ficou aguardando somente o site do TSE fazer a confirmação do que os simpatizantes, torcedores, apoiadores e correligionários já sabiam, Aldo Lopes e Gustavo Pestana vencedores das eleições de 2020. Após resultados oficiais, foi somente festa e alegria pelas ruas da cidade e redes sociais, os candidatos foram carregados pelos braços dos eleitores na porta do comitê de campanha.
Com 100% dos votos apurados em Cururupu, o candidato a prefeito Aldo Lopes (PSB) está eleito para governar o município pelos próximos quatro anos. Lopes liderou a disputa do início ao fim, e teve um total de 9.346 o que corresponde a com 48,89% da votação válida.

Em segundo lugar ficou a atual prefeita professora Rosinha (PCdoB), que tentava a reeleição com 8.240 votos, ou seja, 43,10% do total de voto válidos. Com o resultado consolidado, Aldo Lopes venceu Rosinha com uma diferença de 1.106 votos.
Em terceiro lugar ficou a candidata Mulher Maravilha com 6,56% dos votos válidos, totalizando 1.255 votos, por último ficou o candidato Dr. Rodrigo com apenas 1,44% dos votos válidos, totalizando 276 votos.
Rosinha que foi a primeira mulher eleita prefeita em Cururupu, também é a primeira a não se reeleger, com os altos índices de rejeição demonstrado nas pesquisas, foi comprovado na votação, já a pesquisa contratada pela prefeita e divulgada recentemente, errou feio em todos os cenários divulgados, os dados da pesquisa não chegou nem próximo do resultado nas urnas.
O resultado de hoje mostra que a população de Cururupu não aprovou a forma como Rosinha conduziu o município, e lança um alerta para a próxima gestão, ao que parece, os eleitores não estão mais dando carta branca para que os políticos façam o que bem querem com o mandato, que a lição seja compreendida pelo novo prefeito a partir de 2021.
O novo prefeito de Cururupu é casado e tem quatro filhos, natural da região praiana, já foi vereador, secretário de saúde e vice-prefeito, e pela primeira vez vai comandar o município.
Sobre a Campanha.
Cururupu teve a campanha mais polarizada dos últimos anos, Aldo Lopes era constantemente alvejado por uma avalanche de Fake News sobre sua condição de elegibilidade, onde seus adversários diziam que ele não poderia ser candidato, mesmo quando a justiça reconheceu que Aldo Lopes preencheu todos os requisitos necessários.
De perfil simples e de fala mansa, aos poucos Aldo foi conquistando lideranças e apoio por onde passava, aos poucos a população foi entendendo que as informações que vinculavam sobre o então candidato não eram verdades, e serviam apenas para esconder a ausência de realizações importantes durante o atual governo.
Mesmo sem recursos financeiros, mais com um arrojado plano de marketing, aos poucos Aldo Lopes fez acoar nos quatro canto do município seu plano de governo, seus projetos e suas ideias. Com uma campanha focada no corpo a corpo com o eleitor, uma militância aguerrida, uma juventude que tomou para si a campanha, um forte apoio das principais lideranças locais, e um plano de comunicação que levava com clareza o perfil do candidato, e o que ele pensava para o município, o conduziu para o resultado de hoje. A equipe de marketing de Aldo Lopes conseguiu fazer os eleitores compreender que muito daquilo que se falavam negativamente do candidato não passava de retórica.
Vereadores Eleitos.
Dr. Henrique Chaves PT, 1.239 votos;
Júnior Belém PCdoB, 1.050 votos;
Daniel Louzeiro PCdoB, 1.029 votos,
Prof. Marcos Soares PL 842 votos;
Doutor Chico Bioquímico PSB 760 votos;
Bruno Sena PP 754 votos;
Prof Josean Almeida PL 698 votos;
Antônio Filho PCdoB 647 votos;
Pinto PSB 519 votos;
Aldo Ferraz PP 511 votos;
Zito PT 482 votos;
Egnaldo PT 454 votos e
Adaildo Borges PSB 318 votos.
Esses são os 13 candidatos a vereadores que irão compor o legislativo de Cururupu.
Votação
De um total de 26.675 mil eleitores que estavam aptos à votar neste domingo (15), compareceram às urnas um total de 19.975 eleitores, desse total, 293 (1,46%), votaram em branco, 505 (2.53%), votaram nulos, e a maioria esmagadora ou seja, 19.177 votaram de forma válida, o que corresponde a um percentual de 96,01%. O número de abstenção, ou seja, de pessoas que não votaram foi de 6.700 votos.
Mudanças no Legislativo
As mudanças de partidos nos acentos da Câmara de Vereadores de Cururupu, foram expressivas, Aldo Lopes vencedor do pleito, conseguiu eleger cinco vereadores, já a professora Rosinha conseguiu eleger seis vereadores e Hellen Maravilha dois vereadores.
O cenário ficou assim, o PCdoB, da prefeita Professora Rosinha, que deixará o cargo no final de 2020, reelegeu Júnior Belém PCdoB, 1.050 votos; Daniel Louzeiro PCdoB, 1.029 votos e Antônio Filho PCdoB 647 votos, mostrando força e permanecendo do partido bem representado na câmara.
O Partido dos Trabalhadores – PT, elegeu três vereadores, sendo eles: Dr. Henrique Chaves PT, 1.239 votos; Zito PT 482 votos; Egnaldo PT 454 votos, trazendo duas novidades, as eleições de Dr. Henrique Chaves que foi o vereador mais bem votado da história da cidade e Zito que vem da comunidade de Rumo, já o Egnaldo foi reeleito, o PT também mostra força e é partido aliado diretamente da prefeita Professora Rosinha.
O PL da candidata Hellen Maravilha, conseguiu eleger dois professores, sendo eles: Prof Josean Almeida PL 698 votos e Prof. Marcos Soares PL 842 votos; que superaram as expectativas, e devem fazer um trabalho forte no legislativo.
O PSB, do prefeito eleito, Aldo Lopes conseguiu eleger três vereadores, seno eles: Adaildo Borges PSB 318 votos, Doutor Chico Bioquímico PSB 760 votos e Pinto PSB 519 votos, dos três Adaildo e Pinto foram reeleitos e Dr. Chico Bioquímico foi eleito pela primeira vez.
O PP, elegeu dois vereadores, sendo eles; Bruno Sena PP 754 votos e Aldo Ferraz PP 511 votos, pois a novidade foi o Bruno Sena, que conseguiu a sua eleição e Aldo Ferraz já se esperava a reeleição, pelo trabalho forte que fez mediante tantas dificuldades enfrentadas, os dois eleitos pelo PP também darão sustentação ao futuro governo de Aldo Lopes e Gustavo Pestana.
Parabéns aos eleitos, que em 2021, possa ser colocado em pratica os planos de governo e que atendam as reais necessidades da população.





