• Anvisa proíbe comercialização de azeite, doce de leite e sal grosso

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a proibição da comercialização, distribuição, fabricação e consumo do azeite de oliva extravirgem da marca Terra das Oliveiras. Segundo a Anvisa, o produto foi banido devido à sua origem desconhecida e estava sendo vendido na plataforma online Shopee. Além disso, a agência destacou que a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que estava mencionada no rótulo como importadora, foi extinta. Essa decisão foi registrada no Diário Oficial da União (DOU).

    Doce de leite e sal grosso também sob supervisão

    A Anvisa também impôs restrições sobre o sal grosso da marca Marfim e o doce de leite da marca São Benedito.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    O lote 901124 do sal grosso Marfim, produzido pela empresa M Gomes Praxedes, foi suspenso após reprovação no teste de teor de iodo, que não atingiu os padrões exigidos. A Anvisa determinou que esse lote deve ser recolhido, e essa notificação foi também publicada no Diário Oficial da União.

    Sinspumuc
    Sinspumuc

    Em relação ao doce de leite em pedaços da marca São Benedito, fabricado pela JF Indústria Comércio de Doces e Laticínios e datado de 25 de junho de 2025, o produto não pode ser comercializado, distribuído ou consumido. A Anvisa informou que este lote não possuía identificação e falhou no teste de ácido sórbico, conforme mencionado no DOU. O ácido sórbico é um conservante utilizado para prevenir a deterioração dos alimentos causada por microrganismos.

    Em entrevista à Agência Brasil, a empresa São Benedito afirmou que, após ser notificada, colaborou de imediato com as autoridades competentes e fez ajustes em seus processos internos para assegurar que cada pote que chega ao consumidor esteja conforme as normas requeridas.

    A empresa enfatizou que valoriza a tradição e que o uso de conservantes é essencial para garantir a segurança alimentar contra microrganismos.

    A Agência Brasil também tentou contato com a Marfim, mas não obteve resposta, enquanto a empresa responsável pela marca Terra das Oliveiras não foi localizada.

    *Texto ampliado às 15h08 para incluir posicionamento da São Benedito.

    Deixe uma resposta