O governador Carlos Brandão anunciou a instalação de antenas Starlink em cerca de 500 escolas, o que corresponde a metade da rede pública estadual que ainda não possuía acesso à internet. Ao todo, o Maranhão conta com 1.071 instituições de ensino estaduais.
Com essa ação, o estado garantirá 100% de cobertura Wi-Fi para o sistema de ensino público. A implementação terá início no primeiro semestre de 2026 e representa um avanço significativo na inclusão digital de alunos e professores.
Além de assegurar a conectividade, o Governo do Maranhão está investindo em tecnologia educacional.

Serão entregues 250 mil tablets para os estudantes da rede estadual, incluindo aqueles que concluirão o 3º ano do ensino médio em 2025 e alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Além disso, serão adquiridos 30 mil Chromebooks para os professores, todos com internet disponível.
Brandão ressaltou a importância dessa iniciativa ao afirmar: “o projeto fortalece o processo de ensino e aprendizagem, ampliando o acesso a conteúdos digitais, plataformas educacionais e novas metodologias pedagógicas. A internet é uma ferramenta indispensável para a educação e nosso compromisso é simples e claro: fornecer capacitação, formação e competitividade aos nossos alunos”.
Com essa medida, o Governo do Maranhão reafirma seu compromisso de investir em educação, inovação e inclusão digital, criando um ambiente mais justo, conectado e preparado para o futuro, onde aprender efetivamente significa estar conectado.





