
Com o objetivo de estimular o respeito aos direitos das mulheres e combater todas as formas de violência — especialmente durante o período carnavalesco — o Poder Judiciário do Maranhão lançou uma campanha de conscientização por meio de materiais impressos e digitais, voltados à comunidade em geral.
A ação é coordenada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), que vêm utilizando também suas redes sociais para reforçar a mensagem de tolerância zero à violência contra a mulher, incentivando o respeito, a denúncia e a proteção dos direitos femininos.
Na última quinta-feira (1), o presidente do TJMA, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, recebeu a camisa oficial da campanha institucional e manifestou o apoio dele e dos demais membros do tribunal:

“Estamos unidos à Corregedoria, varas e aos demais órgãos públicos nesse trabalho, que é de muita relevância social e precisa ser enfrentado conjuntamente pelas instituições”, destacou o magistrado.
Já o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, também demonstrou preocupação com o aumento das denúncias durante o Carnaval:
“No período carnavalesco são registradas muitas denúncias de agressões a mulheres, e é preciso que o Estado atue para reduzir esse índice. A Justiça trabalha para garantir que os pedidos em favor das mulheres sejam atendidos em tempo hábil”, afirmou.
A campanha integra os esforços do Judiciário maranhense para fortalecer as redes de proteção, garantir a segurança das mulheres e conscientizar a população sobre a importância da denúncia e da prevenção.
Para denúncias, qualquer pessoa pode ligar para o número 180, de forma anônima e gratuita, a qualquer hora do dia.





