
CURURUPU, MA – O São João de 2019 em Cururupu foi um verdadeiro sucesso, celebrado por milhares de pessoas e marcado por recordes de público. Com o tema “Vamos Passar Fogueira”, a festa, que durou de 23 a 30 de junho, não apenas promoveu a rica cultura local, mas também impulsionou a economia da cidade. A organização e a variedade de atrações atraíram visitantes de diversas regiões, movimentando o comércio e as vendas nos arraiais.
A prefeita Professora Rosinha expressou seu entusiasmo com o resultado. “Fizemos tudo com muito amor para que a população pudesse viver o melhor São João de todos os tempos. Deixou saudades o nosso São João, uma saudade tão grande que já estamos planejando o próximo, ainda melhor”, afirmou, ressaltando o investimento contínuo em cultura.
A festança ocorreu em dois grandes terreiros a céu aberto, equipados com estrutura completa de som, palco e iluminação, garantindo segurança e conforto para o público. Os palcos prestaram homenagem a figuras importantes da cultura cururupuense:

- Praça Dô Carvalho “Terreiro Mestre Lulu”: Homenageou Mestre Lulu, um lendário cantador e compositor do Bumba Boi Barro Branco. O local recebeu grandes apresentações de 23 a 25 de junho.
- “Terreiro Mestre Zé Pestana”, Praça da Alegria em Areia Branca: Homenageou Zé Pestana, que celebra 70 anos de dedicação ao sotaque Costa de Mão. O terreiro foi o palco dos festejos de 28 a 30 de junho.
A homenagem a Mestre Zé Pestana foi particularmente celebrada. Florinaldo, presidente do Bumba Boi Brilho de Areia Branca, agradeceu o apoio da prefeitura, afirmando que a cultura local “ganhou força, vida, cores e o respeito e admiração do povo muito mais a partir destas homenagens e da organização deste evento.”
A secretária de Cultura, Marilú Costa, destacou o sucesso do evento, que contou com mais de 140 manifestações culturais cadastradas e cerca de 50 brincadeiras juninas nos terreiros. “Tivemos uma grande festa, tranquilidade, segurança, muita alegria, famílias, visitantes, foi realmente um grande evento”, disse ela, elogiando o empenho de sua equipe.
A programação foi variada, contando com shows de artistas como Forrozão Tropykalia, Banda Miragem e Rodrigo Alves, além de mais de 40 atrações culturais, incluindo Bumba Boi, Cacuriá, Quadrilhas e Danças Portuguesas.
A prefeita Rosinha resumiu o balanço do evento, afirmando que foi “o melhor possível”, resultado do trabalho em conjunto da equipe e da “grande participação popular em todos os dias nas praças”. O sucesso do São João de Cururupu reforça a cidade como um importante polo cultural e de entretenimento na região.





