Evento reunirá moradores de 11 municípios do Litoral Ocidental Maranhense para definir prioridades de investimentos do Governo do Estado
O município de Cururupu será sede, no próximo dia 15 de julho, da Audiência Pública do Orçamento Participativo (OP) 2025, iniciativa do Governo do Maranhão que tem como objetivo ouvir a população e definir, de forma coletiva e democrática, as prioridades de aplicação dos recursos públicos estaduais por região.
O evento acontecerá das 8h às 12h30, na sede da AFAC – Associação dos Filhos e Filhas de Cururupu, localizada na Rua Cel. Farias, nº 50, no Centro da cidade. Estão convidados a participar representantes e moradores de Apicum-Açu, Bacuri, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão.

Coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), o OP completa 10 anos de atuação no Maranhão como uma das mais eficazes ferramentas de gestão participativa do país.
Durante o encontro, cada cidadã e cidadão poderá contribuir ativamente, indicando as principais necessidades locais nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, segurança, cultura, entre outras. As propostas mais votadas irão compor o plano de prioridades para a região.
A proposta do OP é garantir maior transparência e efetividade na gestão pública, promovendo o diálogo direto entre governo e sociedade civil organizada. Segundo os organizadores, a participação popular é essencial para assegurar que os investimentos realmente atendam às necessidades de cada município.
A presença de lideranças comunitárias, vereadores, conselhos, movimentos sociais, juventude, sindicatos e população em geral é esperada para consolidar mais uma etapa de fortalecimento da democracia maranhense.





