Ação do Governo do Estado visa profissionalizar o setor e impulsionar o turismo local no Polo Floresta dos Guarás
CURURUPU – O município de Cururupu será beneficiado, a partir desta segunda-feira (16), com cursos gratuitos de qualificação na área de turismo. A iniciativa integra os projetos “Mais Qualificação e Turismo” e “Regionalização”, promovidos pelo Governo do Estado do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). As atividades seguem até sexta-feira (20) e incluem também outros municípios do Polo Floresta dos Guarás e Alcântara, este último pertencente ao Polo São Luís.
As capacitações ocorrerão das 18h às 22h, na Unidade de Ensino Professora Rosine Rabelo da Fonseca, localizada em frente ao Fórum de Justiça de Cururupu.

Inscrições gratuitas
Os interessados podem se inscrever de forma gratuita na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, localizada no centro da cidade, próximo ao 25º Batalhão de Polícia Militar.
Horários de atendimento: das 08h às 11h30 e das 14h30 às 17h30.
Capacitações oferecidas
Entre os cursos disponíveis estão:
-
Organização de Eventos
-
Qualidade no Atendimento
-
Como Manter um Negócio: Cama e Café
-
Técnicas para Recepção em Meios de Hospedagem
-
Atendimento em Bares e Restaurantes
-
Boas Práticas na Manipulação de Alimentos
-
Gestão Pública para o Turismo e Projetos Técnicos (voltado para servidores públicos)
Objetivo da ação
De acordo com o secretário adjunto de Turismo, Hugo Veiga, os programas foram unificados para otimizar recursos e promover o desenvolvimento sustentável do turismo local.
“O programa de Regionalização melhora e estrutura o turismo dos municípios com ações como o Cadastur, que regulariza os meios de hospedagem e habilita os municípios para captar recursos junto ao Ministério do Turismo e à Embratur”, explicou.
A ação visa também realizar reuniões técnicas, palestras e esclarecimentos sobre o novo sistema do Cadastur, além da identificação dos atrativos turísticos e análise das condições de infraestrutura nas localidades. Esse levantamento servirá de base para monitoramento e remapeamento turístico em 2019.
Sobre o Programa Regionalização do Turismo
A iniciativa promove o fortalecimento dos Polos Turísticos do Maranhão, com foco em ações articuladas entre o poder público e a comunidade local. A atuação conjunta contribui para melhorar a oferta turística, incentivar a formalização de empreendimentos e ampliar o acesso a investimentos federais.





