Nesta sexta-feira, dia 23, a fabricante francesa Danone informou sobre o recolhimento de lotes específicos de fórmulas infantis em mercados selecionados. Essa decisão surgiu em decorrência de um alerta de contaminação relacionado a uma toxina originada em produtos da Nestlé, que começou a se espalhar.
Empresas líderes no setor de laticínios, incluindo Danone, Nestlé e a Lactalis, estão retirando lotes de fórmulas infantis devido a uma possível contaminação por cereulida, uma toxina conhecida por causar náuseas e vômitos.
A Danone, em comunicado, esclareceu que o recolhimento concerne a um número muito restrito de lotes afetados e que os mercados principais, onde isso está ocorrendo, estão localizados principalmente na Europa.

Apesar da empresa garantir que os produtos permanecem seguros para o consumo, a retirada foi motivada por uma atualização nas diretrizes de segurança alimentar de diversos países. Vale ressaltar que o recall realizado pela Nestlé impactou produtos em quase 70 países.
A Autoridade de Segurança Alimentar da Irlanda (FSAI) indicou que o motivo desse recolhimento se deve à provável presença de cereulida. Essa toxina foi encontrada em um ingrediente das fórmulas infantis, denominado óleo de ácido araquidônico, que havia sido produzido na China.
Conforme informações da FSAI, os produtos afetados foram manufaturados na Irlanda e exportados para diversos países da União Europeia, Reino Unido e outras nações. No entanto, a FSAI confirmou que nenhum desses produtos foi distribuído na Irlanda.
A cereulida é uma substância que, em casos severos, pode ter consequências fatais. Atualmente, investigadores na França estão analisando a morte de dois bebês que consumiram fórmulas infantis que foram alvo de um recall preventivo realizado no início deste mês, segundo o Ministério da Saúde francês.





