De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Datafolha e divulgada neste sábado (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o candidato com a maior rejeição entre os potenciais concorrentes ao Palácio do Planalto em 2026.
Com um índice de 44% de desaprovação, Lula está apenas um pouco abaixo de Jair Bolsonaro (PL), que apresenta uma rejeição de 45%. É importante notar que o ex-presidente se encontra inelegível e está preso desde o mês passado, cumprindo uma pena de 27 anos e três meses por ter liderado um esquema golpista em 2022.
Neste cenário, Bolsonaro apoia a candidatura de seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que tem uma rejeição de 38%. Seu irmão, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também enfrenta uma desaprovação de 37%. Já a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) é rejeitada por 35% do eleitorado.

Os índices de rejeição não se restringem apenas a essas figuras centrais, mas também se estendem a governadores de direita. Ratinho Jr. (PSD) do Paraná e Romeu Zema (Novo) de Minas Gerais têm uma rejeição de 21%, enquanto Tarcísio de Freitas (Republicanos) apresenta 20% e Ronaldo Caiado (União) de Goiás tem 18% de desaprovação.
A pesquisa foi realizada com 2.002 pessoas em 113 municípios brasileiros entre os dias 2 e 4 de dezembro, e apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais, tanto para mais quanto para menos.





