O parlamentar destacou que a lei busca ampliar o acesso à informação e à conscientização, reforçando a importância da prevenção como a melhor forma de evitar consequências severas, como infecções, úlceras e amputações.

O deputado estadual Adelmo Soares (PSB) participou, nesta quinta-feira (16), do programa “Café com Notícias”, apresentado pela jornalista Elda Borges, onde detalhou os principais pontos da Lei do Pé Diabético, de sua autoria. A proposta tem como objetivo garantir à população informações sobre prevenção e cuidados com o pé diabético — uma das complicações mais graves da diabetes.
Durante a entrevista, o parlamentar destacou que a lei busca ampliar o acesso à informação e à conscientização, reforçando a importância da prevenção como a melhor forma de evitar consequências severas, como infecções, úlceras e amputações.

“O pé diabético é uma condição que pode trazer grandes prejuízos à saúde. Nossa lei garante que a população tenha acesso a informações sobre como se prevenir. É a melhor maneira de evitar complicações e promover qualidade de vida aos portadores de diabetes”, explicou Adelmo Soares.
A legislação determina que estabelecimentos comerciais, como supermercados, farmácias, restaurantes, lojas varejistas e atacadistas, imprimam no verso de sacolas plásticas, de papel ou papelão os chamados ‘12 Mandamentos do Pé Diabético’, com orientações simples e práticas de cuidado diário.
Entre as recomendações estão: verificar e lavar os pés diariamente, cortar as unhas com cuidado, evitar andar descalço, usar meias adequadas, verificar a temperatura dos pés, não fumar, praticar exercícios regularmente, controlar o nível de glicose, visitar o médico periodicamente e reconhecer os sinais de alerta.
Adelmo ressaltou que a medida tem um caráter educativo e preventivo, contribuindo para reduzir casos graves e internações.
“Muitas amputações poderiam ser evitadas com simples cuidados diários. A informação salva vidas, e é isso que buscamos com esta lei”, afirmou o deputado.