A notícia foi confirmada após uma reunião com o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

O município de Cururupu, no Maranhão, está prestes a receber uma importante conquista para a educação e o desenvolvimento regional. O deputado federal Gastão Vieira anunciou que garantiu, junto ao Ministério da Educação (MEC), a construção de um campus do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) na cidade. A notícia foi confirmada após uma reunião com o ministro da Educação, Abraham Weintraub.
A instalação do campus é vista como uma oportunidade estratégica para a região, que tem uma forte vocação para a engenharia náutica e é conhecida pela produção artesanal de barcos e pela habilidade de seus carpinteiros.

Projeto acelerado e focado na vocação local
Segundo o deputado, o ministro Weintraub garantiu que a obra será uma prioridade no orçamento do Ministério. O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Ariosto Antunes, destacou que o projeto é viável, pois Cururupu atende aos critérios do MEC para novas instalações. “A estratégia para a instalação de novos campi dos institutos federais se dá pela vocação das regiões e, o pleito do deputado Gastão Vieira é, além de viável, uma estratégia para fomentar um mercado que já é forte na região”, afirmou Antunes.
O reitor do IFMA, Roberto Brandão, foi acionado para providenciar o projeto base para o novo campus. A expectativa é que a unidade seja instalada no antigo prédio do CAIC, que está desativado.
Gastão Vieira ressaltou que a construção do instituto beneficiará não só Cururupu, mas toda a região. “Nós já temos história da construção naval, mas falta certificação, falta escola pra que nossa vocação seja melhor trabalhada. Lutei muito por este Instituto e agora poderemos levá-lo”, concluiu o deputado, reforçando a importância da iniciativa para o desenvolvimento profissional dos moradores.





