
CURURUPU (MA) – Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Cururupu, sob a gestão do secretário Guglielmo Marcone, promoveu uma série de ações de saúde e homenagens nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da sede e da zona rural do município.
As atividades foram realizadas por profissionais das equipes de saúde e programas municipais, com uma programação especial voltada ao cuidado integral da saúde da mulher. Ao longo do dia, centenas de mulheres participaram das ações nas UBS’s dos povoados Tapera de Baixo, Maracujatiua, Rumo, Cocal, Baiano, Riachuelo, Aquiles Lisboa, entre outros.
Ações de saúde e bem-estar
Entre os serviços oferecidos estavam:

-
Testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites
-
Testes de glicemia
-
Coleta de preventivos
-
Aferição de pressão arterial
-
Consultas médicas
-
Vacinação
-
Educação em saúde, com rodas de conversa sobre saúde sexual, métodos contraceptivos e saúde reprodutiva
Na UBS de Tapera de Baixo, as mães foram recepcionadas com um café da manhã especial e uma palestra com terapeuta ocupacional, reforçando a importância do cuidado com o bem-estar físico e mental da mulher.
Durante as atividades, também foram realizados sorteios de brindes como forma de homenagear e valorizar as mulheres da comunidade.
Campanha Março Mulher
As ações fazem parte da campanha Março Mulher, promovida em todo o país, e que em Cururupu conta com o reforço na oferta de exames e atendimentos preventivos ao longo de todo o mês.
A Secretaria de Saúde destaca a importância da participação ativa das mulheres nas programações oferecidas pelas UBS’s, visando a prevenção de doenças e o autocuidado.
“Todas as atividades são voltadas para o cuidado preventivo. É fundamental que as mulheres estejam atentas à sua saúde e busquem realizar seus exames de rotina”, reforçou um dos profissionais da equipe de saúde.
Opinião
Apesar das ações positivas promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, há um déficit de divulgação das iniciativas. Muitos veículos de comunicação locais relatam dificuldades de acesso a informações e entrevistas com alguns secretários municipais, o que prejudica a visibilidade dos trabalhos realizados pela pasta.
Ainda assim, parabenizamos o secretário Guglielmo Marcone e sua equipe, que vêm desenvolvendo ações que fazem a diferença na saúde pública de Cururupu, mesmo com limitações estruturais e de comunicação.





