
A Prefeitura de Cururupu, por meio das campanhas “Com Saúde Todo Dia Tem Festa” (estadual) e “Pré-Carnaval da Prevenção” (municipal). O foco é ampliar o combate ao vírus HIV e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de reforçar a luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Desde o dia 15 de janeiro, o município vem realizando ações de nebulização espacial (UBV) em diversos bairros, alertando para os riscos da água acumulada e a proliferação do mosquito. A secretária de saúde reforça que os moradores devem fazer sua parte e eliminar focos nas residências.

Prevenção nas ruas, escolas e comunidades
Nesta terça-feira (6), as equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Secretaria Municipal de Saúde de Cururupu se reuniram com a prefeita professora Rosinha e o secretário municipal Guglielmo Marcone, para alinhar as estratégias e iniciar as ações de campo. A prefeita destacou a importância de levar a mensagem de prevenção às comunidades mais distantes e ilhas da região.
Ao som de marchinhas carnavalescas, a campanha teve início na rodoviária da cidade, com distribuição de preservativos, folders informativos e aconselhamentos sobre testagens de sífilis, HIV, hepatites B e C. Durante a tarde, houve visitas a escolas e bairros previamente mapeados pelas equipes.
A ação envolve profissionais da Coordenação de Juventude, Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros, técnicos, equipe do Programa Saúde na Escola, UBS, Funasa e voluntários. A equipe estadual conta com técnicos da SES e representantes de movimentos sociais da juventude, comunidade LGBT e profissionais do sexo.
A SES disponibilizou ao município 14.400 preservativos masculinos, 1.000 femininos e 6 mil géis lubrificantes.
A importância da abordagem corpo a corpo
“Diversificar as ações é necessário para atingir todos os públicos. Precisamos fortalecer a prevenção, sensibilizar para o uso do preservativo”, destacou Jocélia Frazão, chefe do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais da SES.
Segundo a enfermeira Amparo Cardoso, o município de Cururupu foi escolhido por apresentar crescimento preocupante de casos de ISTs, sobretudo por estar em uma região litorânea com movimentação portuária intensa.
“É fundamental envolver todos os segmentos. Muitas pessoas ainda têm vergonha de pegar preservativos nos postos. Por isso, o trabalho corpo a corpo é essencial”, afirmou Carlos Garcia, do Conselho LGBT.
PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA
Quarta-feira (7)
-
08h – Sensibilização e distribuição de preservativos na Rodoviária ao som da Bandinha Tradicional
-
10h – Distribuição de folders e informativos, orientações sobre testagens de ISTs
-
11h – Entrevista na Rádio Comunitária
-
14h – Palestra na Escola Gervásio Santos
-
16h – Roda de conversa com adolescentes e jovens na comunidade de Barreiro
Quinta-feira (8) – Bloco da Prevenção
-
07h30 – Concentração na Praça da Alegria (Areia Branca)
O bloco percorrerá ruas da cidade levando mensagens de combate às ISTs e ao Aedes aegypti.
A ação é mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde – Reconstruindo com o Povo e da Prefeitura de Cururupu, sob o comando da prefeita professora Rosinha, reafirmando o compromisso com a saúde pública e a qualidade de vida da população.
Edição: Cláudio Mendes – Blog do Cláudio Mendes
Colaboração: Site da Prefeitura de Cururupu





