• Encerra-se primeira etapa do Programa Líder no Litoral Ocidental com apresentação de plano de desenvolvimento sustentável

    Sebrae e lideranças de 11 municípios maranhenses constroem plano estratégico que visa transformar o território por meio do empreendedorismo e da governança regional
    Cururupu (MA) – O município de Cururupu sediou, na última semana, o encerramento da primeira etapa do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Líder), promovido pelo Sebrae Maranhão. Após nove meses de atividades, lideranças políticas, empresariais e da sociedade civil dos 11 municípios do Litoral Ocidental Maranhense apresentaram o Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional Sustentável, fruto do trabalho coletivo conduzido ao longo de oito encontros.

    O encerramento aconteceu no auditório da Casa das Festas e contou com a presença de autoridades como a prefeita de Cururupu, Professora Rosinha, os prefeitos Ismael Monteiro (Central do Maranhão), Anderson Wilker (Alcântara) e Osvaldo Gomes (Guimarães), além do diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, e do representante do Sebrae Nacional, André Ligório.

    “O que vi aqui, ainda não havia presenciado em nenhuma outra turma do Líder na qual participei. Estou muito impressionado, porque não vemos apenas teoria, mas sim prática”, destacou André Ligório, coordenador nacional do programa.

    Governança regional e protagonismo local

    O Programa Líder tem como missão articular lideranças locais em torno de um projeto comum de desenvolvimento. A versão no Litoral Ocidental Maranhense reuniu 38 lideranças dos municípios de Alcântara, Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico e Serrano do Maranhão.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    “As metas e objetivos foram superados em absolutamente todos os aspectos. Acreditamos que a partir de agora teremos horizontes diferentes para este território”, afirmou João Martins, diretor superintendente do Sebrae no Maranhão.

    Durante o evento, foram apresentadas as diretrizes do plano estratégico nas áreas de Agronegócio, Turismo, Educação e Infraestrutura, destacando propostas para tornar a região mais atrativa, sustentável e integrada ao mercado.

    A prefeita Rosinha, anfitriã do encontro, destacou a importância do Sebrae para a região:

    “Temos certeza de que, em um curto espaço de tempo, já começaremos a perceber mudanças significativas no nosso território”.

    Sinspumuc
    Sinspumuc

    Segunda etapa: do planejamento à ação

    O próximo encontro do grupo está agendado para o dia 16 de agosto, quando terá início a segunda etapa do programa, com seminários, fóruns e ações de engajamento comunitário, visando a implementação das propostas construídas na primeira fase.

    Segundo Graça Fernandes, gerente da regional do Sebrae em Pinheiro,

    “Foi um desafio manter todos motivados, mas ver o resultado nos mostra que todo o esforço valeu a pena. Esse plano é um divisor de águas para o Litoral Ocidental”.

    Expansão para Lençóis-Munim

    Após o sucesso no Litoral Ocidental, o próximo território a receber o Programa Líder será a região Lençóis-Munim, com foco no turismo como vetor de desenvolvimento. O primeiro encontro está previsto entre outubro e novembro e envolverá oito municípios.

    Foto / divulgação: O membro da coordenação nacional do Lider e representante do Sebrae Nacional, André Ligório, parabenizou a todos pelo nível de governança já adquirido nesta primeira etapa do programa.
    Foto / divulgação: O membro da coordenação nacional do Lider e representante do Sebrae Nacional, André Ligório, parabenizou a todos pelo nível de governança já adquirido nesta primeira etapa do programa.
    Foto / divulgação: O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, destacou o quanto a instituição está satisfeita com os resultados desta primeira etapa do programa
    Foto / divulgação: O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, destacou o quanto a instituição está satisfeita com os resultados desta primeira etapa do programa
    Foto / divulgação: Auditório lotado para a apresentação do plano de desenvolvimento regional da região do Litoral Ocidental Maranhense.
    Foto / divulgação: Auditório lotado para a apresentação do plano de desenvolvimento regional da região do Litoral Ocidental Maranhense.

    Deixe uma resposta