
O encerramento aconteceu no auditório da Casa das Festas e contou com a presença de autoridades como a prefeita de Cururupu, Professora Rosinha, os prefeitos Ismael Monteiro (Central do Maranhão), Anderson Wilker (Alcântara) e Osvaldo Gomes (Guimarães), além do diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, e do representante do Sebrae Nacional, André Ligório.
“O que vi aqui, ainda não havia presenciado em nenhuma outra turma do Líder na qual participei. Estou muito impressionado, porque não vemos apenas teoria, mas sim prática”, destacou André Ligório, coordenador nacional do programa.
Governança regional e protagonismo local
O Programa Líder tem como missão articular lideranças locais em torno de um projeto comum de desenvolvimento. A versão no Litoral Ocidental Maranhense reuniu 38 lideranças dos municípios de Alcântara, Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico e Serrano do Maranhão.

“As metas e objetivos foram superados em absolutamente todos os aspectos. Acreditamos que a partir de agora teremos horizontes diferentes para este território”, afirmou João Martins, diretor superintendente do Sebrae no Maranhão.
Durante o evento, foram apresentadas as diretrizes do plano estratégico nas áreas de Agronegócio, Turismo, Educação e Infraestrutura, destacando propostas para tornar a região mais atrativa, sustentável e integrada ao mercado.
A prefeita Rosinha, anfitriã do encontro, destacou a importância do Sebrae para a região:
“Temos certeza de que, em um curto espaço de tempo, já começaremos a perceber mudanças significativas no nosso território”.
Segunda etapa: do planejamento à ação
O próximo encontro do grupo está agendado para o dia 16 de agosto, quando terá início a segunda etapa do programa, com seminários, fóruns e ações de engajamento comunitário, visando a implementação das propostas construídas na primeira fase.
Segundo Graça Fernandes, gerente da regional do Sebrae em Pinheiro,
“Foi um desafio manter todos motivados, mas ver o resultado nos mostra que todo o esforço valeu a pena. Esse plano é um divisor de águas para o Litoral Ocidental”.
Expansão para Lençóis-Munim
Após o sucesso no Litoral Ocidental, o próximo território a receber o Programa Líder será a região Lençóis-Munim, com foco no turismo como vetor de desenvolvimento. O primeiro encontro está previsto entre outubro e novembro e envolverá oito municípios.








