Produção apoiada pela ANCINE vai promover rios, ilhas e cultura da região; estimativa é alcançar até 15 milhões de espectadores.
José Francisco Pestana
Cururupu (MA) – O ex-prefeito e atual integrante do Movimento LÍDER/SEBRAE, Jose Francisco Pestana, foi convidado oficialmente para acompanhar a produção de um documentário sobre os destinos turísticos do Maranhão, com foco especial no litoral ocidental maranhense.
A iniciativa, coordenada por uma produtora independente da Bahia, vencedora de edital da ANCINE (Agência Nacional do Cinema), tem como objetivo revelar ao Brasil e ao mundo o potencial turístico e cultural da região, que abrange áreas como a Floresta dos Guarás, Ilha de Lençóis, Ilha de Guajerutiua, Baía de São Marcos, entre outros.
“Esse convite foi feito pelo superintendente do Sebrae, Dr. João Martins. Estive na reunião, fui escalado para acompanhar a equipe dessa produtora e me sinto feliz pela missão. Estaremos potencializando a nossa região no segmento turístico”, destacou Pestana.
ULTRAGAZ CURURUPU
Roteiro inclui estaleiros, manifestações culturais e pesquisa sobre pescada amarela
A equipe de filmagem fará expedições após o dia 20, com escalas programadas nas ilhas de Lençóis e Guajerutiua, onde será registrado um importante projeto de pesquisa sobre a pescada amarela. A sede do município de Cururupu também receberá a equipe, que gravará imagens dos estaleiros tradicionais e da manifestações culturais como o Boi Costa de Mão.
A inclusão do litoral ocidental maranhense no roteiro só foi possível graças à articulação de Pestana com o presidente do Sebrae Maranhão, Dr. João Martins. Ambos participaram da recepção à produtora na sede do Sebrae, em São Luís.
Sinspumuc
Apoio técnico e integração de lideranças regionais
Para consolidar a ação, Pestana articulou a presença de membros do Movimento LÍDER/SEBRAE, como Fernando, Rodrigo, Dominicce e Dino, que são turismólogos e empresários de pousadas da região. Eles irão colaborar com a equipe de filmagem oferecendo suporte logístico, informações sobre infraestrutura, atrativos locais, embarcações e guias turísticos.
“Esse documentário será distribuído nacionalmente e também para o exterior. Internamente, poderemos alcançar até 15 milhões de telespectadores, além da exibição em aviões e hotéis. Uma oportunidade única para gerar visibilidade profissional para a nossa região”, afirmou Pestana.
Reunião contou com instituições estaduais e nacionais
A reunião que definiu os próximos passos do projeto contou com a presença de representantes de diversos órgãos estratégicos, como:
Secretaria Estadual de Turismo (SETUR-MA)
Comitês de Bacias Hidrográficas dos Rios Mearim e Munim
ABRAJET (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
AHINOR (Agência de Hidrovias do Nordeste, vinculada ao DNIT)
CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba)
Sustentabilidade e turismo de base comunitária
Pestana, que tem se destacado como articulador de ações de desenvolvimento sustentável, reforçou que o projeto integra a estratégia do Movimento LÍDER/SEBRAE da Floresta dos Guarás, que visa fomentar a economia verde, o turismo de base comunitária e a preservação ambiental.
Com sua experiência em gestão pública e conhecimento profundo da região, ele tem sido peça-chave para estimular a participação dos prefeitos e demais lideranças locais nas discussões sobre desenvolvimento integrado.