A cidade de Cururupu foi surpreendida, na manhã desta quarta-feira (18), por uma operação do GAECO, órgão vinculado ao Ministério Público do Maranhão. A ação mobilizou agentes em diferentes repartições públicas e integra uma investigação que segue sob sigilo.
De acordo com informações preliminares, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas Secretarias Municipais de Educação e de Saúde e na prefeitura. Durante a operação, equipes recolheram documentos e equipamentos eletrônicos que devem contribuir para o avanço das apurações.
A ação também envolve a gestão do prefeito Aldo Lopes, embora, até o momento, não haja confirmação de prisões nem detalhes oficiais sobre o alcance total da investigação.

A operação foi conduzida com apoio da promotoria local e está sob responsabilidade da promotora de Justiça Samira Mercês dos Santos. Por tramitar em sigilo, as autoridades ainda não divulgaram quais seriam as possíveis irregularidades investigadas.
A movimentação intensa de agentes em órgãos públicos chamou a atenção de moradores e servidores, gerando expectativa e especulações na cidade. Testemunhas relataram a retirada de computadores e arquivos das dependências das secretarias.
O GAECO atua no combate a crimes como corrupção, fraudes e desvio de recursos públicos, frequentemente em parceria com forças policiais, com o objetivo de reunir provas e responsabilizar eventuais envolvidos.
A população agora aguarda novas informações que deverão ser divulgadas à medida que o sigilo do processo permitir. A operação reforça a atuação dos órgãos de controle e fiscalização no acompanhamento da gestão pública e na apuração de possíveis irregularidades no município.
Solicitamos informações ao setor de Comunicação da Prefeitura de Cururupu, mas não enviaram notas até o fechamento da matéria.
Em atualização…





