Iniciando hoje, 26 de janeiro, todas as capitais do Brasil passam a fazer parte do Programa Gás do Povo. Nesta fase de implementação da política pública do Governo Federal, um total de 950 mil novas famílias será beneficiado, possibilitando a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha de 13 kg (GLP) em mais de 10 mil revendas autorizadas.
O benefício ajuda a aliviar o peso no orçamento familiar dos mais vulneráveis, permitindo que eles utilizem o dinheiro que seria gasto em gás para comprar alimentos ou atender a outras necessidades básicas.
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
As dezessete capitais que não haviam sido contempladas na primeira fase, em novembro, agora fazem parte da iniciativa. Entre elas estão: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Vitória (ES).
Com a inclusão de 10 mil pontos de revenda em menos de dois meses, uma a cada seis revendas de GLP do país já está integrada ao programa. Isso garante que praticamente todas as famílias possam acessar uma revenda a até 2 km de sua residência, em uma estratégia que visa melhorar a logística e a presença territorial, fundamentais para combater a pobreza energética.

A expectativa é que o Gás do Povo inicie seu funcionamento completo em março, abrangendo 15 milhões de famílias, o que representa cerca de 50 milhões de pessoas, em todos os 5.571 municípios do país. O projeto conta com a colaboração dos ministérios de Minas e Energia (MME), Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), além da CAIXA.
Este é um programa que traz dignidade, saúde e segurança alimentar a milhões de brasileiros. Até março, estaremos presente em todos os municípios do Brasil, consolidando o maior programa de promoção de um cozinhar limpo no mundo.
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia
O ministro Wellington Dias ainda ressalta o impacto positivo desse programa no orçamento das famílias de baixa renda, afirmando que o benefício propicia um alívio financeiro significativo, permitindo que os recursos sejam redirecionados para adquirir alimentos e cobrir outras necessidades essenciais.
CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE – Para se qualificar, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família, ter pelo menos duas pessoas no núcleo familiar, apresentar uma renda per capita de até meio salário-mínimo e manter o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses. É imprescindível que o CPF do Responsável Familiar esteja regular e que o cadastro não contenha pendências, como Averiguação Cadastral ou possibilidades de óbito.
DIGNAÇÃO À LENHA – O custo elevado da recarga e as dificuldades na distribuição em áreas isoladas levaram muitos lares a depender de fontes de energia insustentáveis, como lenha, carvão e querosene. Isso expõe principalmente mulheres e crianças a ambientes insalubres, marcados por fumaça tóxica e risco de doenças respiratórias, além de queimaduras. O programa Gás do Povo visa transformar essa realidade.
Segundo Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, o impacto social do programa é vasto: “É uma política que proporciona dignidade, saúde e segurança alimentar a milhões de lares. Em março, o programa será implementado em todas as cidades do país e se tornará o maior projeto de promoção do cozimento limpo em todo o mundo.”
APLICATIVO – No aplicativo “Meu Social – Gás do Povo”, as famílias podem verificar se estão aptas a receber o benefício, consultar a situação do vale e encontrar as revendas credenciadas. O app também oferece informações de contato e localização dos pontos de venda.
OUTRAS FORMAS DE ACESSO – Para garantir que todos tenham acesso ao programa, há outras três opções disponíveis para o uso do vale, considerando aqueles que não têm acesso à internet ou a dispositivos móveis:
» Cartão do Programa Bolsa Família (com chip);
» Informar o CPF do Responsável Familiar na máquina de cartão, chamada “Azulzinha”, ou no aplicativo “Azulzinha Aproxima” na revenda, recebendo o código via SMS.
OPERAÇÃO – Desde 23 de outubro de 2025, a CAIXA disponibiliza um sistema para adesão das revendedoras. Para participar, as empresas devem estar registradas na ANP, em situação regular perante à Receita Federal, possuir conta corrente PJ na CAIXA e aceitar a maquininha Azulzinha como meio de pagamento. A CAIXA é responsável pela operacionalização do benefício e pela validação dos meios de acesso.
CANAIS DE CONSULTA – Os beneficiários podem verificar seu direito ao vale recarga Gás do Povo através dos seguintes canais:
» Aplicativo “Meu Social – Gás do Povo” (do Governo Federal)
» Consulta do CPF do Responsável Familiar na página do Gás do Povo no site oficial do MDS (https://gasdopovo.mds.gov.br/)
» Atendimento CAIXA Cidadão – 0800 726 0207
Para esclarecer dúvidas adicionais, é possível utilizar:
» Disque Social 121, do MDS
» Canal FalaBR, do Governo do Brasil
» SAC CAIXA – 0800 726 0101.
TRANSIÇÃO – O Gás do Povo triplica o número de famílias atendidas quando comparado ao antigo Auxílio Gás dos Brasileiros e prevê a completa substituição do auxílio financeiro pela recarga do botijão, reforçando a efetividade da política e assegurando o acesso ao gás.





