Nesta segunda-feira (22), o Ministro dos Transportes, Renan Filho, realizará a inauguração da nova ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que atravessa o Rio Tocantins, ligando os municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins.

A construção da nova ponte era aguardada com expectativa após a tragédia que ocorreu em 22 de dezembro de 2024. Essa nova obra levou um ano para ser completada, possibilitando a conexão dos municípios pela BR-226, uma rodovia federal vital para o transporte de pessoas, mercadorias e insumos entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
O projeto foi executado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e recebeu um investimento de R$171,97 milhões. Com 630 metros de extensão, a nova ponte possui duas faixas de rolamento, acostamentos, barreiras de proteção e passagens para pedestres, proporcionando um tráfego mais seguro e fluido.

Na cerimônia de entrega, estarão presentes o governador do Maranhão, Carlos Brandão, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa Castro, e o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, além de outras autoridades locais.
Vítimas
A ponte anterior foi inaugurada em 1961 e desabou repentinamente no vão central, levando veículos de passeio, caminhões e motocicletas a despencarem no rio.
Com o colapso da ponte, 17 pessoas perderam a vida; até o dia 4 de janeiro, apenas 14 corpos foram recuperados e um sobrevivente foi encontrado.





