• LIDAM e Secretaria de Segurança Pública firmam parceria para combater drogas através do esporte no Maranhão

    Primeiras ações começam em Cururupu com seminário regional; iniciativa une lideranças comunitárias, vereadores e forças de segurança

    São Luís (MA) — A Liga de Desenvolvimento do Esporte Amador Maranhense (LIDAM) marcou mais um gol de placa ao firmar uma importante agenda de trabalho com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SESP-MA). A reunião aconteceu na manhã da última terça-feira (03), na sede da secretaria, no bairro Outeiro da Cruz, em São Luís.

    O encontro contou com a presença de representantes da cúpula da Segurança Pública e diretores da LIDAM, e teve como objetivo alinhar ações conjuntas de combate às drogas por meio do esporte amador, promovendo inclusão social e prevenção à violência em todas as regiões do estado.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    Esporte como ferramenta de transformação

    Durante a reunião, foi pactuada a realização de uma série de ações integradas, com destaque para o uso do esporte como instrumento de prevenção e combate ao uso de entorpecentes. A primeira grande ação prática será o 1º Seminário Regional da LIDAM, que acontecerá no próximo dia 21 deste mês, no município de Cururupu, reunindo lideranças comunitárias, autoridades e desportistas da região do litoral ocidental.

    Fortalecimento dos conselhos “Pacto pela Paz”

    Outro ponto relevante definido no encontro foi a integração dos Conselhos Comunitários do programa “Pacto pela Paz” com as comissões municipais da LIDAM. Nos municípios onde os conselhos já estão ativos, alguns de seus membros também atuarão diretamente com a Liga, fortalecendo o vínculo entre segurança pública e comunidades locais.

    Sinspumuc
    Sinspumuc

    Autoridades presentes

    A reunião contou com nomes de peso da segurança e do esporte maranhense. Pela Secretaria de Segurança Pública, participaram:

    • Jefferson Portela – Secretário de Segurança Pública do Maranhão

    • Dicival Gonçalves – Superintendente de Polícia do Interior

    • Coronel Lago – Novo Comandante da Polícia Militar do Maranhão

    Representando a LIDAM, estiveram presentes:

    • Eduardo Araújo – Presidente da LIDAM

    • Tenente Coronel Araújo – Diretor de Comunicação

    • José Francisco Pestana – Coordenador da LIDAM para o Litoral Ocidental

    • Vereador Valtinho – Município de Serrano do Maranhão

    • Vereador Giovane – Município de Bacuri

    Outras lideranças comunitárias e esportivas também participaram da construção da agenda.

    Próximos passos

    Segundo o presidente Eduardo Araújo, a meta da LIDAM é consolidar o esporte amador como uma ferramenta de transformação social, promovendo cidadania, disciplina e oportunidades para crianças e jovens maranhenses.

    “Essa parceria com a Secretaria de Segurança é fundamental para que nossas ações tenham mais alcance e impacto. O esporte tem o poder de afastar a juventude das drogas e da criminalidade”, declarou.

    A expectativa é que, após o seminário em Cururupu, outras cidades também recebam ações semelhantes ao longo do ano.

    Deixe uma resposta