BRASIL – Mesmo após sua prisão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando as intenções de voto para a eleição presidencial de 2018, segundo pesquisa divulgada neste domingo (15) pelo Instituto Datafolha. Lula aparece com 31% das intenções, bem à frente dos demais pré-candidatos.
Em segundo lugar está o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), com 15%, seguido da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede), que registra 10%. O ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa (PSB), pontua com 8%, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) aparece com 6%.
Outros nomes que figuram na disputa são o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 5%, e o senador Álvaro Dias (Podemos), que soma 3%.

Detalhes da pesquisa
O levantamento ouviu 4.194 pessoas em 227 municípios entre os dias 11 e 13 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Cenário sem Lula muda a configuração
A pesquisa também avaliou cenários sem a participação de Lula, já que o ex-presidente foi preso no último dia 7 de abril, após condenação em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Com a condenação, Lula se enquadra na Lei da Ficha Limpa, que pode torná-lo inelegível.
Nos cenários sem Lula, Bolsonaro lidera com 17%, empatado tecnicamente com Marina Silva, que tem 15%. A ausência do petista causa uma redistribuição de votos, afetando diretamente o desempenho dos demais candidatos.
Ficha técnica
-
Instituto responsável: Datafolha
-
Entrevistas realizadas: 4.194
-
Municípios abrangidos: 227
-
Período de coleta: 11 a 13 de abril
-
Margem de erro: 2 pontos percentuais
-
Registro no TSE: conforme legislação eleitoral vigente





