
A prefeitura de Cururupu com um planejamento dinâmico e atendendo aos pedidos dos munícipes, pelo que se ver não tem medido esforços no enfrentamento a Covid-19, entre as inúmeras ações anunciadas pela prefeita professora Rosinha o município vem investindo pesado na prevenção e combate a doença. Já foram feitas aquisição de EPI’s para as equipes da saúde na linha de frente 24 horas atenta no atendimento à população e pessoas que adentram o município.
De acordo com a prefeitura, já foram distribuídas para a população da sede, zona rural e ilhas mais de 12 mil mascaras nas últimas semanas, a secretaria de saúde vem realizando a higienização e desinfecção de locais e superfícies com potencialidade de contaminação do Coronavírus, a Telemedicina está de plantão para atender casos de populares que precisarem de atendimento médico, o serviço foi disponibilizado por áreas que cada equipe de saúde atuam. O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) está equipado com EPI’s, profissionais 24 horas e medicação disponível.
Para dá assistência psicológicas á população e aos profissionais as Psicólogas da rede de saúde do município e que atendem pelas Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação estão acolhendo as demandas da comunidade pelo Canal Online, o atendimento é feito por quatro psicólogas por vídeo chamadas via WhatsApp ou ligação de celular, o canal batizado “Você não está só!” atende pessoas que estão se sentindo fragilizadas diante do momento da pandemia.
Pessoas com ansiedade ou medo causado pela pandemia do coronavírus podem procurar atendimento psicológico gratuito por telefone, o serviço ofertado pela prefeitura para atendimentos aos cururupuenses.

Contatos:
98424-6293 – Psicóloga Carla Aguiar
98451-6537 – Psicóloga Caroline Castro
984923132 – Psicóloga Amanda Oliveira
98439-9433 – Psicóloga Airla Tanara
A prefeitura informa que o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11 e das 14h às 17h.
São 04 psicólogas que atendiam em ambulatórios das Secretarias Municipal da Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania, mas que foram realocados após terem as atividades suspensas por causa da pandemia.
As Unidades Básicas da Sede estão vacinando contra a gripe, as equipes de Saúde de cada setor nos povoados e ilhas estão atuantes junto à comunidade na prevenção, e os atendimentos de saúde continuam normalmente.
Carros de som e motos de som estão circulando na sede do município e estão percorrendo a zona rural com a missão de ajudar na luta contra a pandemia do novo coronavírus, reforçar o trabalho que vem sendo desenvolvidos pelas equipes de saúde de cada área.
Nesta quinta-feira (07), veículos de som amplificaram a mensagem de prevenção nos povoados Rumo e Tapera de Baixo, pedindo que as pessoas fiquem em casa, adotem as medidas de prevenção e ajudem a impedir que a Covid-19 avance. Nesta sexta-feira(08), novos povoados receberão os veículos de som com as chamadas de enfrentamento ao coronavírus.
“O isolamento social é medida crucial no combate ao coronavírus, pois a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse e catarro. O distanciamento só funciona se a maior parte da população levar a sério e cumprir as recomendações das autoridades de saúde”, alerta a secretária de Saúde, Raquel Borges.
As medidas fazem parte da série de ações que a Prefeitura de Cururupu está fazendo para tentar combater o alastramento do vírus. Entre elas, a suspensão de atividades que possibilitem grande aglomeração de pessoas em equipamentos públicos ou de uso coletivo, incluídos clubes, atividades esportivas como futebol e igrejas. Também permanecem suspensas as atividades e os serviços não essenciais, a exemplo, academias, bares, restaurantes, lanchonetes, centros comerciais, lojas e estabelecimentos congêneres. Visitas a pacientes com suspeita de infecção ou infectados por COVID-19, internados na rede pública ou privada de saúde também estão suspensas.
“Foram feitos decretos municipal, dinheiro público vem sendo gasto na compra de equipamentos de segurança para os profissionais da saúde, EPIs, em carro e moto som de som, continuamente, para conscientizar a população, barreiras sanitárias foram instaladas na entrada e saída principal da cidade para controlar o fluxo de entrada da cidade, e tantas outras ações que estão muito visíveis para a população. Estamos fazendo nossa parte com toda dedicação que requer o momento e pedimos que cada munícipe faça a sua parte também” Destacou a prefeita professora Rosinha.
Apesar das diversas orientações dadas à população durante o surto de coronavírus na região, muitos moradores e comerciantes de Cururupu, têm mostrado resistência em cumprir as determinações.
Nas próximas horas a população ganha reforço com mais um canal de comunicação para atendimento direto entre população e Secretaria de Saúde; Disk Covid, dúvidas, aconselhamentos e encaminhamentos acerca da Covid por meio de ligação e via WhatsApp.

Se Puder Fique em Casa! Assessoria de Comunicação – asscom@cururupu.ma.gov.br





