Integrando as atividades de ações na Zona Rural do Município, a Prefeitura de Cururupu realizou na última sexta-feira (12) na localidade Maracujatiua, a 27,5 km da sede, mais um mutirão de atendimentos de Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania, atendimentos às mulheres por meio da secretaria da Mulher, Meio Ambiente e secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
A ação tem por objetivo levar os serviços até os moradores mais distante da região o que acontece desde o primeiro ano (2017) de gestão da prefeita professora Rosinha. Atendimentos médicos, consultas de enfermagem, atendimentos odontológicos e orientações sobre higiene bucal, vacinação, coleta de material para exames laboratoriais, preventivos, testes rápidos, teste Covid-19, fonoaudióloga, psicóloga, educador físico, Assistente social, nutricionista, e vários outros profissionais da saúde que não ficaram apenas atendendo só no consultório realizaram visitas domiciliares em atendimentos às famílias.
“Importante demais esses atendimentos itinerante aqui na praia, quando fiquei sabendo vim o mais rápido possível realizar uma extração de dente que me incomodava muito, Graças a Deus deu tudo certo”. Exclamou o senhor de Raimundo.

“Aproveitei para consultar minhas duas filhas e meu filho, fui encaminhada ao laboratório móvel e na mesma hora coletaram nosso material (sangue) para os exames”. Comentou Sebastiana.
Dezenas de pessoas aproveitaram pra realizar os testes rápidos, e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, estiveram intensificando a Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, chamando atenção das pessoas e famílias sobre o assunto, uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podem e devem ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.
Por meio da Assistência Social famílias puderam atualizar e buscar informações sobre cadastro e recadastro dos programas sociais, a equipe da secretaria de Obras e Serviços Urbanos realizou manutenção e reposição no sistema de iluminação da comunidade, a equipe de limpeza pública atuou na capina e coleta de lixo em vários pontos. Já a equipe do meio Ambiente realizou visitas, conversou com populares. Acompanhados de uma profissional veterinária da secretaria de Agricultura e Pesca promoveram atendimentos e diálogos sobre os cuidados com os animais domésticos. A coordenação Pedagógica da Rede de Ensino do município estiveram reunidos com profissionais que atuam na escola do povoado e pais de alunos; já a secretaria da Mulher realizou visitas domiciliares e intensificou o chamado ao combate à violência contra a Mulher e a Família.
Para a secretária de Saúde Raquel Borges, este tipo de atividade é fundamental “É uma ação de extrema importância, levando em conta as dificuldades de transporte que os moradores têm de ir até a cidade em busca de atendimento médico e de outros serviços, sempre foi preocupação da gestão e da nossa prefeita fazer chegar os serviços, atendimentos com qualidade para cada cururupuense lá em sua região, lá onde ele escolheu morar”.
“Nosso compromisso é que os serviços estejam sempre mais perto da comunidade, não só na sede do município, mais principalmente na zona rural, garantir atendimentos com respostas rápidas a cada cidadão. É com alegria que sempre participo das ações contribuir com nossa gente” destacou o médico Dr Wilson
A ação itinerante foi realizada das 8h da manhã até as 15h e teve como locais de atendimentos; Posto de Saúde, Prédio da Unidade Integrada Manoel Jacinto dos Santos e tendas montadas em frente a escola.





