Líder maranhense destaca a luta das mulheres quebradeiras e a defesa do meio ambiente durante evento internacional.
MUNDO – Kleidianny Ferreira Sousa, uma destacada quebradeira de coco babaçu do Maranhão e presidente da Associação das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu de São Luiz Gonzaga (AMTQC), teve a oportunidade única de se reunir com a Duquesa de Edimburgo, esposa do Príncipe Edward. O encontro ocorreu durante a visita da Duquesa à exposição Women by Women, promovida pela ActionAid, em Londres.
Durante sua passagem pela Oxxo Gallery, a Duquesa conversou com mulheres quilombolas brasileiras representadas na exposição. Este projeto tem o objetivo de enfatizar histórias de resistência, empoderamento feminino e liderança em diversas comunidades ao redor do mundo.

Líder quilombola do Maranhão marca presença em evento com a Duquesa de Edimburgo
Kleidianny representou o Maranhão ao lado de outras ativistas brasileiras que receberam o apoio da ActionAid. Durante o encontro, ela destacou a importância da preservação do babaçu e o papel fundamental das mulheres quebradeiras na defesa do meio ambiente e nos direitos das comunidades tradicionais.
Kleidianny Ferreira em um importante encontro com a Duquesa
Além disso, ao longo de sua visita ao Reino Unido, o grupo liderado por Kleidianny levou uma mensagem ao Parlamento Britânico, clamando pela justiça climática. Eles pediram a implementação de uma legislação que impeça instituições financeiras e empresas britânicas de financiar atividades prejudiciais que exacerbam a crise climática. – Imirante