• Sebrae impulsiona desburocratização empresarial com capacitação da RedeSimples na Baixada e Litoral Ocidental Maranhense.

    PINHEIRO (MA) – O Sebrae Maranhão deu mais um passo decisivo rumo à modernização e desburocratização do ambiente de negócios no estado. Em parceria com a Junta Comercial do Maranhão (Jucema) e com apoio do Governo do Estado, teve início na última terça-feira (20), em Pinheiro, o Ciclo de Treinamentos do Sistema Empresa Fácil, ferramenta que integra a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSimples).

    A capacitação, realizada no auditório da unidade regional do Sebrae, reuniu 36 servidores públicos de 10 municípios das regiões da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense, incluindo: Pinheiro, Cururupu, Alcântara, Bacurituba, Central do Maranhão, Bequimão, Santa Helena, Apicum Açu, Mirinzal e Palmeirândia.

    Facilitando a vida de quem empreende

    A iniciativa visa fortalecer o uso da plataforma Empresa Fácil, versão maranhense da RedeSimples, que reduz tempo, custos e burocracias na abertura, alteração e fechamento de empresas, promovendo um ambiente mais ágil e integrado para o empreendedorismo local.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    “Abrir ou encerrar uma empresa no Maranhão deixou de ser uma odisseia. O processo, que antes podia levar meses, hoje pode ser resolvido em poucos dias”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins.

    Ele ressaltou ainda que o avanço se deve às parcerias entre o Sebrae, o Governo do Estado e as prefeituras, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável do Maranhão.

    Consolidação da RedeSimples

    O coordenador estadual da RedeSimples, Ítalo Guilherme, destacou que a tecnologia já foi implantada em todos os municípios maranhenses até o fim de 2017, e que 2018 é o ano de consolidação e aprimoramento do sistema.

    Sinspumuc
    Sinspumuc

    “Nosso foco agora é capacitar os servidores que atuam diretamente na operação da ferramenta, garantindo eficiência no atendimento e integração entre os entes públicos”, pontuou Guilherme.

    Ecossistema de negócios fortalecido

    Para o gerente substituto da unidade regional do Sebrae em Pinheiro, Breno Soeiro, o treinamento é parte fundamental da estratégia de desenvolvimento regional:

    “Nossa missão é garantir que os municípios da região utilizem ferramentas modernas como a RedeSimples, facilitando a vida do empreendedor e fortalecendo a economia local”, destacou.

    A próxima cidade a receber o treinamento será Pedreiras, na região do Médio Mearim, em data a ser confirmada.

    Sobre a RedeSimples

    A RedeSimples é um programa do Governo Federal operacionalizado pela Junta Comercial em parceria com órgãos como Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Prefeituras, com o objetivo de centralizar processos e reduzir a burocracia no registro e legalização de empresas.

    O compromisso do Sebrae e da Jucema em capacitar servidores públicos reflete a construção de um ambiente favorável ao empreendedorismo, promovendo eficiência, agilidade e legalidade no processo de abertura e fechamento de empresas. A ação reafirma o papel da política pública de desenvolvimento regional como catalisadora de transformação econômica.

    Deixe uma resposta