
Guimarães (MA) – Na última quinta-feira (11), o Sebrae Maranhão e a Prefeitura de Guimarães oficializaram a execução do Programa Cidade Empreendedora no município. O contrato assinado pelo diretor superintendente do Sebrae, Albertino Leal, e pelo prefeito Osvaldo Gomes prevê a implementação de 34 soluções empreendedoras ao longo de 18 meses.
O programa tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios, por meio da implantação de políticas públicas e ações voltadas ao desenvolvimento dos pequenos negócios locais.
De acordo com Albertino Leal, a iniciativa trará importantes benefícios para o município. “Estamos muito satisfeitos com o comprometimento, empenho e visão empreendedora de toda a equipe de governo. Guimarães está dando um passo decisivo em prol do empreendedorismo. Aqui começa a ser construída a Guimarães do futuro, melhor para esta e para as próximas gerações”, destacou.

O prefeito Osvaldo Gomes também enfatizou a importância do programa. “Este momento representa uma mudança de rumo para a nossa cidade. Estamos investindo ainda mais no empreendedorismo para que a sociedade vimaranense compreenda que empreender é o melhor caminho para o desenvolvimento do município”, afirmou.
Implantação e equipe de trabalho
Durante o evento, secretários municipais, diretores e coordenadores participaram de um momento de alinhamento, com apresentação do programa, diagnóstico situacional e construção da rede de contatos necessária para a execução do Cidade Empreendedora.
Nos próximos meses, Guimarães contará com uma equipe de 17 profissionais, entre funcionários do Sebrae e consultores credenciados, responsáveis por elaborar o planejamento estratégico de desenvolvimento do empreendedorismo local.
Sobre o Programa Cidade Empreendedora
O programa pode ser implantado em três formatos adaptáveis à realidade de cada cidade: Essencial, Premium e Ultimate.
Guimarães optou pelo Pacote Ultimate, que contempla o maior número de ações, incluindo:
-
Desburocratização de processos municipais;
-
Compras governamentais estratégicas;
-
Educação empreendedora;
-
Identificação e formação de atores do desenvolvimento;
-
Fortalecimento da Sala do Empreendedor;
-
Levantamento de oportunidades locais;
-
Elaboração do Plano de Desenvolvimento Local e do Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal.
O programa busca transformar a cidade em referência em empreendedorismo, promovendo geração de emprego, inovação e desenvolvimento econômico sustentável.





