• Secretaria de Meio Ambiente alerta para o descarte de máscaras e luvas de maneira correta.

    No momento em que todos estão em alerta por conta do coronavírus, o uso de EPIs, como máscaras, luvas entre outros é uma das principais medidas de proteção adotadas pela comunidade. Agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo estão indo ao encontro da comunidade em áreas de maior fluxo de pessoas sensibilizando para a pratica correta na hora do descarte desse material.  Em muitas ruas é possível encontrar luvas e máscaras descartadas de qualquer jeito, jogadas pelas ruas, praças e avenidas, o que é um perigo para a propagação da Covid-19 e para o meio ambiente.

    Na quarta-feira, dia 03, agentes da secretaria estiveram sensibilizando e informando poipulares das áreas no Bairro de Fatima, Rua São José, trecho que compreende a Feira Livre da Rua do piche e nesta quinta, dia 04 a principal Rua do Comercio, Estabelecimentos na Rua Gervasio Santos que concetram grande numeros de pessoas, Loterica, Agências Bancarias, Centro de Abastecimento entre outros foram locais de sensibilização para as medidas corretas do uso de máscaras e luvas e o descarte de maneira segura.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    Outra orientação feita pela Secretaria Municipal de Saúde, parceira na ação tem sido quanto aos resíduos gerados por pacientes orientados ao isolamento domiciliar e por quem está lhe prestando assistência, esses materiais devem ser descartado de maneira diferente e separado dos demais resíduos domiciliares, confira como isso deve ser feito:

    Após o uso de máscaras descartáveis, luvas de látex e papel toalha devem ser colocadas, juntos, com o lixo comum (onde você coloca o papel higiênico, por exemplo). Reforçamos que somente as peças usadas pela comunidade, e que são descartáveis, devem ser eliminadas assim.

    Sinspumuc
    Sinspumuc

    No caso dos profissionais de saúde, tanto as máscaras quanto os outros utensílios estão na categoria “lixo hospitalar”, sendo descartados de forma distinta. Todo cuidado é necessário! A máscara é item indispensável no dia-a-dia, para proteger a você e quem está ao redor (e a forma correta de descarte também faz a diferença).

    Para resíduos contaminados:

    Quais: máscara, luvas, lenços (tudo que entrar em contrato com secreções de vias aéreas).  Devem ser separados, colocados em sacos de lixo.

    Após o saco conter até 2/3 (dois terços) de sua capacidade, fechar bem (fazer um nó, ou amarrar com lacre).

    O saco deve ser colocado em outro saco, de modo que os resíduos fiquem acondicionados em sacos duplos, bem fechados.

    Após descarte do saco de lixo, recomenda-se higienizar a lixeirade sua residência com aplicação de solução de agua sanitária.

    Principal é não colocar máscaras, luvas e material infectado no lixo comum.

    OBS: Após o manuseio dos resíduos/saco de lixo lavar sempre as mãos com água e sabão e utilizar álcool gel 70%.

    OBS: O restante dos lixos produzidos pela residência de pacientes isolados devem ser embalados em 2 sacos de lixo e identificados como lixo possivelmente contaminado.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cururupu

    Fotos: Secretaria Municipal de meio Ambiente e Turismo

    Deixe uma resposta