• Sistema SAF e STTRs da Baixada Maranhense promovem diálogo por fortalecimento da agricultura familiar.

    Encontro em Pinheiro reúne lideranças de 13 municípios e reforça parceria entre o Governo do Estado e os trabalhadores rurais

    PINHEIRO (MA) — Em uma importante agenda institucional realizada nesta terça-feira (27), o Sistema SAF (Secretaria de Agricultura Familiar do Maranhão) reuniu-se com representantes dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) da região da Baixada Maranhense. A reunião aconteceu no município de Pinheiro, com foco no fortalecimento de políticas públicas para a agricultura familiar.

    O encontro foi articulado pela Coordenação Regional da FETAEMA e marcou um diálogo direto entre o Governo do Estado e lideranças sindicais rurais de 13 municípios da Baixada, entre eles:
    Pinheiro, Presidente Sarney, Palmeirândia, São João Batista, Cururupu, Serrano do Maranhão, Guimarães, São Vicente Ferrer, Central do Maranhão, Cajapió, Santa Helena, Apicum-Açu e Peri-Mirim.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    Participações e compromissos

    Estiveram presentes no evento:

    • Adelmo Soares, secretário da SAF

    • Chico Sales, secretário adjunto da SAF

      Sinspumuc
      Sinspumuc
    • Júlio César Mendonça, presidente da AGERP

    • Loroana Santana e Pedro Belo, superintendentes da SAF

    • Alexandre Frazão, gestor regional da AGERP em Pinheiro

    • José Mesquita, extensionista da SAF

    • Joaquim Alves, diretor da FETAEMA

    • Bira do Pindaré, deputado estadual

    Durante a reunião, os representantes dos sindicatos destacaram demandas urgentes da agricultura familiar da região e reforçaram a importância da assistência técnica contínua, acesso a crédito rural e infraestrutura para escoamento da produção.

    Fortalecimento da agricultura familiar como eixo estratégico

    O secretário Adelmo Soares destacou o compromisso do Governo com os agricultores familiares e afirmou que a SAF vai seguir em diálogo com os STTRs para garantir políticas que atendam às necessidades específicas da Baixada Maranhense.

    “O Governo do Estado, por meio da SAF, reafirma seu compromisso com a agricultura familiar, ouvindo as bases e construindo soluções coletivas com os movimentos sociais”, disse Adelmo Soares.

    Deixe uma resposta