Em um emocionante jogo de volta pela semifinal da Copa do Brasil, o Vasco derrotou o Fluminense nas cobranças de pênaltis neste domingo (14), no Maracanã, e assegurou sua participação na final do torneio nacional.
Após uma derrota por 1 a 0 no tempo regulamentar, o Gigante da Colina contou com a notável performance do goleiro Léo Jardim, que fez duas defesas fundamentais durante a disputa de pênaltis. Com o placar agregado empatado em 2 a 2, a decisão foi para as penalidades.
Agora o Vasco se prepara para encarar o Corinthians na final da Copa do Brasil, com os jogos agendados para os dias 17 e 21 de dezembro. O adversário paulista avançou na competição ao vencer o Cruzeiro na Neo Química Arena, também em uma disputa de pênaltis.

Detalhes da partida
A primeira grande oportunidade do clássico aconteceu aos quatro minutos, quando Rayan, atacante do Vasco, penetrou na área pela direita e finalizou em cima do goleiro Fábio.
Doze minutos depois, Andrés Gómez fez uma boa jogada pela esquerda e arriscou de fora da área, mas Fábio apareceu novamente para executar uma defesa impressionante.
O Fluminense conseguiu abrir o placar no Maracanã aos 35 minutos. Agustín Canobbio, ponta do Tricolor, recebeu um passe de Samuel Xavier e cruzou para Everaldo. O centroavante acertou a trave, e na sobra, Paulo Henrique, ao tentar afastar o perigo, acabou marcando contra.
O Vasco não demorou a responder e aos 42 minutos, Rayan, em velocidade, tentou tocar na saída do goleiro Fábio, mas Thiago Silva, zagueiro do Fluminense, conseguiu afastar a bola. Nos acréscimos, Rayan teve mais uma chance em uma cobrança de falta, mas Fábio fez outra grande defesa.
No segundo tempo, Cauan Barros falhou na saída de bola, entregando a mesma a Lucho Acosta, que finalizou de maneira ineficaz nas mãos de Léo Jardim. Logo em seguida, Andrés Gómez deixou Rayan em boa posição, mas o chute dele também foi defendido por Fábio.
A atuação do goleiro do Fluminense era digna de destaque. Aos oito minutos do segundo tempo, Puma Rodríguez fez um cruzamento para Rayan, que cabeceou firme, mas Fábio estava lá para fazer mais uma defesa.
Após um momento de equilíbrio, o Fluminense começou a ter mais posse de bola e a criar mais oportunidades, mas encontrou dificuldades para quebrar a defesa sólida do Vasco. No último lance do jogo, John Kennedy pegou uma sobra e acabou mandando a bola por cima do gol, perdendo a chance de garantir a classificação do Fluminense.
Após um empate de 2 a 2 no placar agregado, o clássico foi decidido nas cobranças de pênaltis. Após Thiago Silva converter, a primeira cobrança de Pablo Vegetti para o Vasco foi defendida por Fábio.
Na sequência, John Kennedy também teve sua cobrança defendida por Léo Jardim. Após uma série de cobranças convertidas, Canobbio cobrou no centro do gol e Jardim operou mais uma defesa. Por fim, Puma Rodríguez foi quem garantiu a classificação do Vasco para a grande final.





