Espaço público dedicado à leitura está abandonado; proposta busca parceria com o Governo do Estado

O parlamentar pediu que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, busque firmar parceria com o Governo do Estado do Maranhão para garantir a recuperação do espaço, que é referência na promoção da leitura e da cultura no município.
Espaço fundamental para educação e cultura
Na justificativa do requerimento, Adaildo Borges destacou a importância do Farol da Educação como ponto de encontro para jovens estudantes e local de acesso ao conhecimento.

“A situação de abandono do Farol da Educação em Cururupu tem causado revolta nos moradores, em especial nos jovens estudantes. Por ser um espaço de leitura, ele é essencial para a formação crítica, social e cultural dos nossos jovens”, afirmou o vereador.
Segundo ele, a leitura é um instrumento fundamental na construção do conhecimento e na formação do pensamento crítico. A reativação do espaço também contribuiria para o fortalecimento do protagonismo juvenil e da cultura local, sendo mais uma ferramenta de inclusão e cidadania.
Faróis da Educação: um projeto estadual de incentivo à leitura
Criados como parte de um projeto do Governo do Maranhão, os Faróis da Educação foram implementados para estimular a leitura entre crianças, adolescentes e adultos, oferecendo acervos literários e espaços de estudo e pesquisa. Muitos desses equipamentos, no entanto, enfrentam atualmente falta de manutenção e abandono, como ocorre em Cururupu.
Com a revitalização do Farol “Professor Belisário Lisboa”, o município poderá reintegrar esse importante espaço ao cotidiano da comunidade escolar e da população em geral, fomentando práticas leitoras e o acesso à cultura.









