Os participantes apresentaram o perfil de suas programações, conquistas e dificuldades do dia a dia, além de tirar dúvidas sobre aspectos técnicos e legais
BACURI (MA) – Radialistas e dirigentes de rádios comunitárias da região conhecida como Floresta dos Guarás participaram do I Encontro da Região Baixada Litoral, realizado na Escola Estadual Cristino Pimenta, em Bacuri. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço) no Maranhão e reuniu representantes das emissoras Portal dos Lençóis (Apicum-Açu), Bacuri FM (Bacuri), Mocidade FM (Serrano), Alvorada FM (Cururupu), Porto Rico FM (Porto Rico) e Rio Uru FM (Mirinzal).
Debate sobre legalidade e tecnologia
A programação contou com palestras sobre o papel da Abraço na organização das rádios comunitárias, além de discussões sobre os desafios jurídicos e tecnológicos exigidos para manter as emissoras regularizadas.
O consultor jurídico Fernando Câmara orientou os dirigentes sobre a legislação de radiodifusão comunitária. Pela Abraço Maranhão participaram o presidente Ed Wilson Araújo e o diretor de Coordenação Jurídica e Estudos Socioeconômicos, Fernando Cesar Moraes de Jesus.

Protagonismo feminino no rádio
Um dos pontos altos do encontro foi a participação das mulheres radialistas, que compartilharam suas experiências e refletiram sobre os desafios e qualidades do trabalho feminino na produção, apresentação e gestão das rádios comunitárias.
Troca de experiências e visitas técnicas
Os participantes apresentaram o perfil de suas programações, conquistas e dificuldades do dia a dia, além de tirar dúvidas sobre aspectos técnicos e legais. Ao final, a equipe da Abraço Maranhão visitou algumas emissoras da região, registrando imagens, verificando a situação dos equipamentos e acompanhando de perto o trabalho dos comunicadores.
Segundo avaliação dos participantes, o encontro fortaleceu a rede de rádios comunitárias, ampliando o conhecimento sobre a burocracia e a importância da cooperação entre as emissoras.
Agência Tambor: parceria para fortalecimento
O evento também marcou a aproximação das rádios comunitárias com a Agência Tambor e a Rádio Web Tambor, criadas em 2018. A parceria prevê a disponibilização do Jornal Tambor, veiculado ao vivo pela internet de segunda a sexta, das 11h às 12h, com entrevistas sobre democracia, direitos humanos, lutas sociais, esporte e cultura.
Além do jornal, a agência já distribui notícias para rádios comunitárias e anunciou que pretende criar uma rede de repórteres locais, integrando ainda mais os municípios à programação.











