
Os alunos do curso Técnico em Agropecuária do IFMA, pólo Cururupu, participaram na manhã deste sábado, dia 01 de fevereiro, de uma aula prática de jardinagem e fizeram o plantio de várias plantas e colocaram em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula, em uma ação especial coordenada pelos professores Ana Maria Cadete, Luzenira Alves e Madson Sousa e a geral do professor Alisson Cadete.

A ação foi na praça Manuel Ribeiro de Oliveira Filho (Praça do Maniquito), onde foram plantadas diversas mudas e sementes de plantas, sobre as orientações do jardineiro profissional Josoaldo Simas Silva, que aprovou as práticas desenvolvidas pelo alunos. As mudas plantadas foram doadas pelos próprios alunos, todas elas foram plantadas com material orgânico.

Ana Maria Cadete, coordenadora do pólo de Cururupu, identificou as ações coletivas dos alunos e destacou as atividades como importantes para o curso e especialmente para os alunos em seu processo de desenvolvimento, para a cidade e para a Praça do Maniquito que foi limpa e recebeu novas mudas.
O objetivo da atividade é que os alunos exerçam na prática a importante função de jardineiro, isso é, fazer as pessoas serem conscientes de seu papel na sociedade onde devemos combater o desmatamento, e termos o hábito de plantarmos arvores, plantas decorativas, e termos as nossas próprias hortas, com nossas hortaliças, legumes, verduras e assim por diante. Confirmou o professor Madson Souza.
A aluna do curso, Mariluce Silva, disse que a técnica na pratica é bem melhor “Nós fizemos essa prática jardinagem obedecendo os princípios técnicos e obtivemos resultado positivos. Para começar a plantação foi preciso primeiro limpar o terreno e eliminar as ervas daninhas. Depois foi necessário demarcar o solo e fazer as plantações””, explicou a aluna.
Conforme a professora Luzenira Alves, a atividade visa incentivar os alunos e moradores da cidade que tenham conhecimento da atividade, possam praticar o plantio nos quintais, pois poder ser feito em terrenos, garrafa pet ou até mesmo em vasinhos. “Eles fizeram tudo certinho, o solo foi revolvido com composto orgânico e fertilizante para ajudar na drenagem na umidade e fazer com que a plantação possa crescer de forma saudável. Só depois desse processo que as sementes e mudas foram plantadas”. Confirmou Luzenira Alves
Já a aluna Josiane, aproveitou a oportunidade para elogiar o curso e muito animada disse que aprendeu muito, pois o curso abre portas pra novos horizontes. “Quando usamos material orgânico nas árvores, nas plantas, nas hortas, nos vasinhos, garantimos alimentos saudáveis e uma produção totalmente sem agrotóxico. Isso acaba favorecendo a saúde. Estamos fazendo um projeto que, além de tudo, é sustentável, saudável e estimula outras pessoas”, salientou Madson Simas.

Segundo a coordenação, a atividade foi pensada para garantir a uma prática dentro dos perfis técnicos, pois a prefeitura de Cururupu tem colaborado para a realização dessas ações extra sala de aula. “Essa parceria é excelente porque ajuda a gente a cumprir a nossa missão de atingir a população, dando formação profissional de qualidade através do IFMA. A gente sempre procura usar todos os conhecimentos que os alunos tem no curso para fazer com que esse projeto tenha respostas cada vez mais positiva para a sociedade e isso é uma forma de de trazer conhecimento, desenvolvimento social e integração através do ensino de um oficio”, explicou Ana Maria Cadete.









