• Amigos lamentam a morte de Marinelton dos Santos Cruz, um dos maiores e melhores ambientalistas do Maranhão.

    Nascido em 1963 no município de Cururupu-Ma, militante do Partido Comunista do Brasil há 36 nos, Marinelton dos Santos Cruz, fotografo historiador foi encontrado morto hoje pela manhã, 17 de agosto, por familiares, na casa de sua genitora no bairro Santa Bárbara.

    Autodidata, autor de vários artigos sobre a vida marinha, sua vegetação e dos povos da costa amazônica maranhense. 

    Autor e Editor do Blog Patrimônio Tradicional, onde publicou dezenas de matérias sobre aspectos sócio cultural dos municípios de Cururupu, Guimarães e Serrano do Maranhão. Marinelton estava atualmente em tratamento de saúde contra problemas hepáticos.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    O amigo e ex-prefeito, José Francisco Pestana, pode trabalhar com Marinelton durante a sua gestão como prefeito. Em Cururupu, tinha muitos colegas e amigos, dono de uma capacidade intelectual incrível, pode fazer uso da mesma para deixar registrados vários acontecimentos. Pestana recorda estes momentos.   

    “Como assessor especial da Secretaria de Pesca na nossa gestão até 2011, contribuiu muito não só na área da pesca, mas também nas áreas do meio ambiente e cultura. Sua última contribuição ao município de Cururupu foi em 2015, quando elaborou juntamente com outro grande ícone da cultura popular maranhense, Paulinho de Maré, o projeto: “Segundo Festival de Tambor de Crioula de Cururupu” realizado pelo ICDH (INSTITUTO CURURUPUENSE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO), na praça de São Benedito e o Documentário sobre a História de Cururupu, incluindo todas as comunidades quilombolas e praianas. Estou muito triste com essa grande perda”. Disse José Francisco Pestana, ex-prefeito de Cururupu

    Sinspumuc
    Sinspumuc

    Vários amigos de Marinelton dos Santos Cruz, já dedicaram suas homenagens, uma forma de deixar vida toda a história e o legado desde bravo cururupuense que venceu as dificuldades e conseguiu destaques, e reconhecimentos em todo o estado do Maranhão. 

    Podemos listar algumas obras, estudos, prêmios e exposição do fotografo Marinelton, como era chamado por todos: 

    Exposição Fotográficas da Costa Amazônica Maranhense (2017) 

    III Festival Maranhense de Tambor de Crioula de Cururupu (2015)

    Maiaú: Pesca Artesanal na Costa Amazônica Maranhense (2005/2009)

    Uma Viagem Deslumbrante Pela Reserva Extrativista Marinha de Cururupu (Revista Caminhos do Maranhão nº 35, 2005)

    Cururupu: origem e evolução (Em pesquisa com orientação do CPHNAMA); Prêmio Você Faz a Diferença. Temática: Programa Mais IDH – Projeto:

    Projeto Rabeta (SEIR/2018); 

    Militante do PCdoB desde 1984, pois o Maranhão e o PCdoB perdem uns de seus maiores e melhores quadros da arte da fotografia e defensor da vida marinha, seus manguezais e sustentabilidade dos povos do litoral maranhense e das lutas populares. 

    Eu e toda a equipe do nosso blog, perdemos um amigo e camarada!

    FONTE: Redes Sociais do Marinelton

    Deixe uma resposta