• Após janela partidária, União Brasil, Republicanos e PT ganham cadeiras na Câmara Municipal.

    Veja como ficou a câmara de vereadores após o fim da janela partidária, União Brasil e Republicanos ganham cadeiras na Câmara Municipal e PT e Republicanos entram para a história com o maior número de vereadores.

    O mês de março foi marcado pela janela partidária, intervalo que permite que parlamentares eleitos em pleitos proporcionais cujo mandato termina no ano da eleição troquem de partido sem perder o mandato. O prazo de trinta dias chegou ao fim na última sexta-feira (5), e em Cururupu 6 vereadores mudaram de partido.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    A legenda do prefeito de Cururupu, Aldo Lopes (Republicanos) saiu ainda mais fortalecida do período. Os Republicanos conquistaram 4 cadeiras e aniquilaram dois partidos do legislativo, sendo o PP e o PL.

    Em 2021 eram 5 partidos representados na câmara, sendo eles: PT-3, PCdoB-3, PSB-3, PL-2, e PP-2, mas após a janela partidária, PP perdeu vereadores para o Republicanos e União Brasil e o PL para o, Republicanos. As duas siglas deixaram de ter representatividade na Câmara. Já o PCdoB perdeu dois parlamentares, um para o republicanos e outro para o PT, mas Junior Balém (Torão), que não concorrerá às eleições de 2024, permanece no partido.

    Os partidos que mais perderam vereadores com a janela partidária foram:

    PP – perdeu dois vereadores – Aldo Ferraz que foi para o Republicanos e Bruno Sena que foi para o União Brasil.

    PCdoB – perdeu dois vereadores – Antônio Filho que foi para o Republicanos, Daniel Louzeiro foi para o PT. Junior Belém (Torão) permanece no PCdoB e deixará a política local, mas a família Belém continuará na disputa, pois o seu irmão Orlando Belém é pré-candidato a vereador.

    Sinspumuc
    Sinspumuc

    PL – perdeu dois vereadores – Marcos Soares que foi para o Republicanos e Josean Almeida foi para o Republicanos.

    O vereador Dr. Henrique Chaves, permanece no PT e possivelmente será vice de Katma Belém, e apresentará o seu irmão João Chaves como pré-candidato a vereador. A oposição liderada por Katma Belém também saiu muito bem e ganhou mais um vereador e representante do União Brasil que na somatória tem mais 4 vereadores do PT e um do PCdoB, totalizando 6 vereadores na oposição e três partidos, União Brasil, PT e PCdoB.

    Aldo Lopes, sai mais forte devido a somatória de 4 vereadores do Republicanos e 3 do seu antigo partido PSB totalizando 7 vereadores. Hoje o governo tem 2 partidos aliados.

    Veja como ficou a atual realidade:

    Aldo Ferraz – Republicanos               
    Antônio Filho – Republicanos
    Josean Almeida – Republicanos
    Marcos Soares – Republicanos              
    Daniel Louzeiro – PT
    Egnaldo Fonseca – PT       
    Henrique Chaves – PT            
    Izanildo Fernandes (Zito) – PT
    Adaildo Borges – PSB  
    Antônio Carlos (Pinto) – PSB                    
    Francisco Pessoa (Dr Chico) – PSB
    Bruno Sena – União Brasil 
    Jeová Junior (Torão) – PC do B    

    Deixe uma resposta