Logo
  • Arthur Abraão Almeida representa a Unidade Plena do IEMA de Cururupu em intercambio nos Estado Unidos

    Postado Por: Claudio Mendes
    Data da Publicação: 10 de janeiro de 2019
    Fonte: Redação com Informações ASCOM-MA/agenciadenoticias

    Dona Gisele Tavares de Sousa mãe do Arthur, Arthur Abraão Almeida e Marileide Costa no Aeroporto Internacional de São Luís – Marechal Cunha Machado minutos antes da decolagem.

    O cururupuense Arthur Abraão Almeida, estudante da Unidade Plena do IEMA de Cururupu, representando todos os estudantes da Baixada Maranhense e do Litoral Ocidental Maranhense, na companhia de mais 9 estudantes, embarcaram para os Estudos Unidos da América no início da tarde da última segunda-feira, 7 de janeiro. Com destino a Brasília, o boeing da Latam que decolou do Aeroporto Internacional de São Luís – Marechal Cunha Machado às 14h30 levando os estudantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). 


    Arthur Abraão, Amanda Learte, Emili Drabach, Emily Duane, Fernanda Soares, Herbeth Pitágoras, Luiz Gustavo, Maria Júlia, Rynaldo Gabriel e Vinícius Melo embarcam para os Estudos Unidos da América, representando os estudantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). O grupo é acompanhado pelo diretor de Ensino do Iema, Elinaldo Silva, e pela equipe Via Mundo.


    Marileide Costa, Gestora Geral da Unidade Plena do IEMA em Cururupu, usou as redes sociais para destacar o feito “O IEMA NO MUNDO! Nossos estudantes protagonistas levando o Maranhão para o mundo! E o nosso Arthur Almeida– UP Cururupu representando todos (as) os( as) estudantes da Baixada Maranhense! Do Litoral Ocidental Maranhense. Que orgulho! Grata ao Governador Flávio Dino e à Reitoria do IEMA.# Gratidão# oportunidade# possibilidades# Iema# Avancemos!” Afirmou Marileide

    Arthur também gravou entrevista para a equipe de reportagem da assessoria do governo do estado falando sobre o momento.

    Estácio Pólo Cururupu

    Estácio Pólo Cururupu

    ULTRAGAZ CURURUPU

    ULTRAGAZ CURURUPU



    Engana-se quem estiver pensando que a viagem é a passeio ou para fazer compras! Os dez alunos fazem parte do Iema no Mundo, programa de intercâmbio do Governo do Maranhão conduzido pelo Iema. O grupo é composto por intercambistas que devem permanecer por seis meses no exterior para aprender a língua inglesa.


    O reitor do Instituto, Jhonatan Almada, acredita que a relevância do Iema no Mundo está em possibilitar aos jovens realizar parte do ensino médio no exterior, o que enriquece o currículo e os capacita num segundo idioma. Para o reitor, essa é uma experiência decisiva para a vida dos estudantes, um diferencial que vai abrir muitas portas no âmbito profissional deles. “O grande diferencial do Maranhão ao lidar com a crise econômica que atinge o país é estabelecer prioridades. Sendo a educação prioridade, é possível fazer programas como o Iema no Mundo, inovar e avançar na qualidade e na busca pela excelência da educação.”

    Esta é a segunda edição do Iema no Mundo. O programa, que foi realizado pela primeira vez em 2017, beneficiou sete alunos do Iema. Os intercambistas ficaram durante seis meses fora do Brasil. Dois na Argentina, três no Canadá, um na Alemanha e o outro nos Estuados Unidos.

    Diretor de Ensino do Iema, o professor Elinaldo Silva conta que os alunos que já participaram voltaram fluentes na língua do país onde fizeram o intercâmbio. Além disso, voltaram com um repertório cultural bem amplo. O diretor ressalta que o intercâmbio ajuda bastante por causa da convivência com outras pessoas e a nova cultura. “Nossa expectativa é de que estes estudantes tenham o máximo de aproveitamento, pois foram preparados, por isso acreditamos que será uma experiência positiva na vida deles e que vai impactar positivamente pessoal e profissionalmente cada um.”

    Na edição deste ano do Iema no Mundo participam do programa 21 estudantes. Eles são das unidades plenas de Bacabeira, Cururupu, Presidente Dutra, Pindaré, Santa Inês, S José de Ribamar, São Luís (Centro e Itaqui-Bacanga) e Timon. Os próximos a embarcarem são os intercambistas do Canadá. Dez estudantes no total. O embarque está previsto para o dia 4 de fevereiro.

    Gabriela Pereira, do curso técnico em serviços jurídicos, da unidade plena de São Luís, vai para a Argentina, onde permanece até junho aprendendo espanhol. A estudante embarca para o país vizinho também em fevereiro.

    O Iema no Mundo é o primeiro programa de intercâmbio de escola pública do estado do Maranhão. Para a reitoria do Instituto, com esta segunda edição, o programa se consolida ainda mais.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!