A atriz maranhense Nádia D’ Cássia compartilhou um relato impactante em suas redes sociais sobre um episódio de racismo que ela e sua mãe sofreram em uma loja do grupo O Boticário, localizada no bairro Areinha, em São Luís. O incidente ocorreu na segunda-feira (1°), enquanto Nádia estava no local para adquirir alguns produtos.
Nádia relatou que, enquanto uma atendente foi buscar um item que precisavam, o segurança e uma vendedora as observavam de forma atenta e suspeita.
“Outra vendedora perguntou se precisávamos de ajuda, mas minha mãe explicou que já estávamos sendo atendidas. A vendedora disse que ia sair, mas olhou para o segurança e voltou, afirmando que não sairia até a outra vendedora retornar”, detalhou a atriz.

Ao perceber a aproximação do segurança, a mãe de Nádia se mostrou incomodada e fez questão de manifestar seu desagrado, ressaltando que era cliente da loja há muitos anos e que aquela era a primeira vez que enfrentava um comportamento desse tipo.
“O segurança alegou que era um procedimento da loja para não deixar nenhum cliente sozinho. Eu imediatamente questionei por que outras clientes brancas estavam andando pela loja sem acompanhamento”, afirmou.
Quando as duas mencionaram que a situação era racista, o segurança respondeu que a mãe de Nádia estava exagerando. “Perguntei se esse procedimento se aplicava apenas a pessoas pretas e ele reagiu rindo, dizendo que não tinha relação com isso”, completou.
Subsequentemente, um gerente da loja se dirigiu a elas para esclarecer a situação, informando que a equipe não tinha atitudes racistas.
Pronunciamento
Na quarta-feira (3), O Espaço do Revendedor São Luís, um canal de Venda Direta administrado pela Gentil Negócios, franqueada local do O Boticário, emitiu uma nota oficial abordando o incidente.
“Reiteramos nosso profundo repúdio a qualquer forma de discriminação — seja por raça, cor, identidade de gênero, orientação sexual, crença ou condição social. Essas condutas não refletem a essência e os valores que guiam nossas práticas, sempre pautadas pelo respeito, inclusão e responsabilidade”, declarou a empresa.
A loja ainda destacou que tentou entrar em contato com a atriz para agendar um encontro presencial. Contudo, Nádia não pôde comparecer em razão de uma viagem de trabalho.
“Informamos que, no dia 02/12, às 18h — dentro das primeiras 24 horas após o ocorrido — a Gerente Geral do local fez contato com a revendedora, oferecendo apoio e propondo um encontro. No entanto, no dia de hoje, 03/12, a revendedora comunicou que estava em viagem, e o acolhimento foi agendado para seu retorno, de acordo com sua disponibilidade”, finaliza a nota.





