O principal objetivo é ouvir a população sobre suas demandas prioritárias, que serão discutidas, votadas e incorporadas ao documento final que definirá a utilização dos recursos no quadriênio 2020-2023.
Participação popular e temas em debate
Ao todo, serão realizadas 35 audiências públicas em municípios representativos dos 217 que compõem o Estado do Maranhão, até julho deste ano. Durante os encontros, serão debatidos temas ligados à:
-
saúde

ULTRAGAZ CURURUPU -
educação
-
infraestrutura
-
segurança
-
cidadania
-
economia solidária
-
habitação
-
saneamento
-
tecnologia
-
meio ambiente
Esses assuntos impactam diretamente a vida das comunidades e orientam a aplicação dos investimentos estaduais.
Outras audiências no mesmo dia
Além de Bacuri, as audiências do OP também ocorrerão nesta quinta-feira (06) nos municípios de Chapadinha (Baixo Parnaíba), Presidente Dutra (Guajajaras) e Santo Antônio dos Lopes (Médio Mearim), sempre das 8h às 17h30.
Transparência e serviços para a população
Durante os encontros, as comunidades terão acesso a relatórios detalhados sobre a situação dos municípios, elaborados pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). Essas informações servirão de base para a construção das propostas apresentadas pelos cidadãos.
Além do debate público, também serão ofertados diversos serviços à população, promovidos pelo Governo do Estado.
Histórico do Orçamento Participativo no Maranhão
O processo do Orçamento Participativo teve início em 2015 e já contemplou todo o estado, envolvendo os 217 municípios maranhenses. Nesse período, as escutas territoriais resultaram na elaboração de mais de 990 propostas, com maior destaque para as áreas de saúde, educação, agricultura, infraestrutura, saneamento e assistência social — setores considerados prioritários pelas comunidades.






