
O contribuinte que tentar pagar o IPVA diretamente na boca do caixa do Banco do Brasil vai sair frustrado. Desde este ano, o banco não realiza mais o recebimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) nas agências físicas. A medida também vale para diversos outros tipos de contas e tributos, marcando uma forte mudança na política de atendimento ao público.
Segundo o Banco do Brasil, a nova diretriz visa reduzir filas nas agências e incentivar o uso de canais digitais, débito automático e caixas eletrônicos. A prática é autorizada pelo Banco Central, desde que a informação esteja visivelmente comunicada aos clientes nas agências.

Canais Alternativos para Pagamento
Quem precisar quitar o IPVA ainda tem diversas opções:
-
Caixas de autoatendimento do BB (inclusive com o TA Multicartão, que aceita cartões de outros bancos);
-
Aplicativos e internet banking;
-
Correspondentes bancários, como o BB Mais e as Agências dos Correios;
-
Outros bancos credenciados como Bradesco, Itaú, Santander e BANCOOB.
O Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE) pode ser emitido diretamente pelo site da SEFAZ ou do Detran estadual.
Desconto para Pagamento Antecipado
Os contribuintes que optarem por pagar o IPVA em cota única até 28 de fevereiro ainda garantem um desconto de 10% no valor total.
Problemas para Pagar em Dinheiro?
Para quem não possui conta bancária ou acesso a canais digitais, a orientação é buscar correspondentes bancários habilitados. Caso a cidade não ofereça essa alternativa, o cidadão pode:
-
Registrar reclamação no SAC e Ouvidoria do banco;
-
Procurar o Procon municipal;
-
Registrar queixa no site consumidor.gov.br do Ministério da Justiça.
Caixa Econômica Está Fora
Outro ponto de atenção: a Secretaria da Fazenda suspendeu o contrato com a Caixa Econômica Federal, impossibilitando o pagamento do IPVA em qualquer canal da instituição, inclusive lotéricas.





