• Banco do Brasil deixa de receber IPVA no guichê: Saiba onde e como pagar o imposto!

    Banco do Brasil não recebe IPVA na boca do caix

    O contribuinte que tentar pagar o IPVA diretamente na boca do caixa do Banco do Brasil vai sair frustrado. Desde este ano, o banco não realiza mais o recebimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) nas agências físicas. A medida também vale para diversos outros tipos de contas e tributos, marcando uma forte mudança na política de atendimento ao público.

    Segundo o Banco do Brasil, a nova diretriz visa reduzir filas nas agências e incentivar o uso de canais digitais, débito automático e caixas eletrônicos. A prática é autorizada pelo Banco Central, desde que a informação esteja visivelmente comunicada aos clientes nas agências.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    Canais Alternativos para Pagamento

    Quem precisar quitar o IPVA ainda tem diversas opções:

    Sinspumuc
    Sinspumuc
    • Caixas de autoatendimento do BB (inclusive com o TA Multicartão, que aceita cartões de outros bancos);

    • Aplicativos e internet banking;

    • Correspondentes bancários, como o BB Mais e as Agências dos Correios;

    • Outros bancos credenciados como Bradesco, Itaú, Santander e BANCOOB.

    O Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE) pode ser emitido diretamente pelo site da SEFAZ ou do Detran estadual.

    Desconto para Pagamento Antecipado

    Os contribuintes que optarem por pagar o IPVA em cota única até 28 de fevereiro ainda garantem um desconto de 10% no valor total.

    Problemas para Pagar em Dinheiro?

    Para quem não possui conta bancária ou acesso a canais digitais, a orientação é buscar correspondentes bancários habilitados. Caso a cidade não ofereça essa alternativa, o cidadão pode:

    • Registrar reclamação no SAC e Ouvidoria do banco;

    • Procurar o Procon municipal;

    • Registrar queixa no site consumidor.gov.br do Ministério da Justiça.

    Caixa Econômica Está Fora

    Outro ponto de atenção: a Secretaria da Fazenda suspendeu o contrato com a Caixa Econômica Federal, impossibilitando o pagamento do IPVA em qualquer canal da instituição, inclusive lotéricas.

    Deixe uma resposta